Feriado contará com a Operação Viagem Segura

Reunião preparatória à Operação ocorreu no Palacinho, nesta quarta-feira

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O feriado da Independência deste ano, embora ocorra em um sábado, contará com o reforço de fiscalização da Operação Viagem Segura. A operação terá início as 23:59 desta quinta-feira (05), estendendo-se até a meia noite de domingo (08). Esta é a 20ª edição da Operação, que começou a ser realizada em todos os feriadões desde 15 de novembro de 2011. 

As instituições envolvidas reuniram-se nesta quarta-feira (04), no Palacinho, para acertar os detalhes das ações de Independência e Farroupilha. Brigada Militar, Comando Rodoviário, Polícia Rodoviária Federal, Detran/RS, Polícia Civil e órgãos de trânsito municipais, assim como a Famurs, estarão mobilizados para evitar acidentes e proteger as famílias em seus deslocamentos. 

Foram 1,7 milhão de veículos fiscalizados nas 19 edições da Operação Viagem Segura, 235 mil infrações registradas, 23 mil veículos e 6.680 CNHs recolhidos. A fiscalização realizou, nesse período, 30.768 testes de bafômetro, registrando mais de 5,4 mil infrações por alcoolemia (3.831 infrações administrativas e 1.635 enquadramentos em crime de trânsito). 

O feriado da Independência ocupa a décima posição no ranking de mortes no trânsito nos feriadões, contabilizando uma média de 5,8 mortes por dia, no período de 2007 a 2012. No ano passado, foram 15 vítimas fatais no local do acidente, nos quatro dias de feriado. Se contabilizado o acompanhamento dos 30 dias pós-acidente, o número de vítimas nos quatro dias do feriado sobe para 22. Diferentemente de outros feriadões, quando a maioria dos acidentes acontece nos deslocamentos de ida ou volta, o feriado de Independência concentra os acidentes nos dias intermediários. 

Atenção às ultrapassagens 
A Viagem Segura também estará em rádios, TVs e jornais. O enfoque do anúncio para jornal são as ultrapassagens proibidas, que estão entre as principais causas dos acidentes, conforme detectado nas edições anteriores. 

Gostou? Compartilhe