Alex Luckmann Bertinatti foi morto com golpes de faca depois de supostamente se envolver em um confronto. O corpo da vítima foi encontrado na Rua Lucas Dias, que é paralela à RST-135, que liga Passo Fundo a Coxilha por uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais da Brigada Militar.
Os policiais haviam sido acionados para atender a uma ocorrência de briga em um bar e quando chegaram ao local não detectaram nenhuma movimentação estranha. Ao realizarem buscas pelo bairro eles encontraram o corpo de Bertinatti. A área foi isolada e a Equipe Volante da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento também foi acionada. Agentes da Equipe Especializada em Homicídios da 1ª Delegacia de Polícia estiveram no local e, informados sobre os suspeitos, realizaram buscas, mas não os encontraram. Os peritos do IGP realizaram os levantamentos no local do crime e o corpo foi encaminhado para a necropsia.
Durante a manhã de quinta-feira (12), os agentes da Equipe Especializada em Homicídios, coordenados pela delegada Daniela Oliveira Mineto e pelo chefe de investigações Volmar Menegon localizaram o suspeito. Ele seria um adolescente de 15 anos e teria esfaqueado Alexsandro depois de ele ter supostamente agredido familiares do acusado. Conforme o depoimento de uma testemunha, a vítima teria dito que havia agredido os familiares do acusado e então começou a briga entre eles. A testemunha também disse que tentou separar a briga mas não conseguiu, tendo também fugido após Bertinatti ser esfaqueado. Alexsandro Bertinatti foi a 33ª pessoa assassinada em 2013 em Passo Fundo.