Durante a tarde de segunda-feira (7) foi realizada a cerimônia de aniversário do 3° RPMon, que ocorreu na própria sede da unidade no bairro São Cristóvão. Criado por um Decreto Estadual em 7 de outubro de 1930, a unidade foi instalada inicialmente onde hoje funciona o Colégio Tiradentes, sendo transferida para o bairro São Cristóvão na década de 1960.
Durante a solenidade, foram homenageados alguns policiais militares e outras pessoas que prestaram auxílio à Brigada Militar em ações de segurança pública. Em pronunciamento, o comandante do 3° RPMon, tenente coronel Fernando Carlos Bicca, afirmou que a data seria a melhor oportunidade para demonstrar o reconhecimento tanto aos policiais militares quanto aos civis que participaram de alguma forma contribuindo para uma melhor prestação do serviço. “Aproveitamos este momento para homenagear nossos companheiros que se destacaram na atividade policial e também aos amigos que estiveram conosco, e temos a certeza que estarão por muito tempo nos dando a possibilidade de continuarmos a fazer o nosso trabalho”, afirmou.
Além das homenagens, a solenidade contou também com também com um desfile das tropas compostas por policiais do Pelotão Hipo, 3° Batalhão de Operações Especiais, Pelotão de Operações Especiais, Bike Patrulha, Corpo de Bombeiros, 1° e 2° Esquadrões e alunos do Colégio Tiradentes.
Conforme o comandante do 3° RPMon, a longevidade do Regimento também se deve à dedicação dos policiais nas atividades de policiamento. “Somos gratos a estes soldados, heróis anônimos que têm garantido a segurança da comunidade. Estamos tentando resolver nossas dificuldades e tentando cada vez mais conhecer a comunidade, ver quais são as necessidades para que cada vez mais possamos cumprir melhor com a nossa atribuição constitucional”, disse.
Também de acordo com Bicca, atualmente a Brigada Militar possui uma nova forma de aproximação junto à comunidade, estando mais aberta a receber as reivindicações da população. “Hoje a Brigada Militar é uma instituição completamente aberta à sociedade. Nós ouvimos as pessoas, recebemos orientações da sociedade. As portas das nossas unidades estão abertas para que a comunidade esteja conosco”, finalizou.
3º RPMon comemora 83 anos
· 1 min de leitura