Um decreto publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 3 de outubro confirmou a criação e instalação de uma Delegacia Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), em Passo Fundo. O município já conta desde abril com a Equipe Especializada em Homicídios, instalada na 1ª Delegacia de Polícia. A Equipe Especializada em Homicídios, por sua vez, teve origem na Força Tarefa de Combate aos Homicídios que foi instalada no município em junho de 2012, com a instalação de agentes que trabalharam exclusivamente nos casos de crimes contra a vida.
Passo Fundo foi um dos dez municípios gaúchos a receber a iniciativa da Força Tarefa. De acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, estes dez municípios concentravam 65% dos casos de homicídio no Rio Grande do Sul. “Com a investigação voltada exclusivamente para estes crimes, com uma investigação mais qualificada, os resultados mostraram-se positivos, demonstrando que foi uma medida acertada. A taxa de resolução dos crimes de homicídio aumentou consideravelmente, chegando a 92% dos casos. A partir disto, solicitamos a criação e instalação de uma delegacia especializada”, disse o delegado Paulo Videla Ruschel, chefe da 6ª Região Policial.
Ainda segundo Ruschel, para a instalação e funcionamento da nova delegacia depende da expedição de uma portaria do chefe de Polícia e até lá a Equipe Especializada em Homicídios, composta por oito policiais, continua atuando na 1ª DP. “Temos ainda de encontrar um local adequado para o funcionamento. A Delegacia de Delitos de Trânsito será fechada, mas o local onde ela funciona atualmente não comporta a nova delegacia. Quando encontrarmos um local adequado, vamos tomar as medidas necessárias para que ocorra a instalação o mais breve possível”, afirmou.
Passo Fundo terá Delegacia de Homicídios
· 1 min de leitura