A Operação Viagem Segura de Nossa Senhora Aparecida registrou, até a meia-noite deste sábado (12), 7.416 infrações de trânsito no Rio Grande do Sul. Desde seu início, na última quinta-feira, às 23h59, soma 48.713 veículos fiscalizados, 639 veículos recolhidos e 188 documentos de habilitação apreendidos. O total de acidentes chega a 506, com 10 vítimas fatais e 306 feridos.
Foram realizados nestas 48 horas 608 testes com etilômetro, que detectaram 125 condutores dirigindo sob influência de álcool, e que foram impedidos de continuar dirigindo. Destes, 62 foram enquadrados pela legislação em crime de trânsito, sendo encaminhados à delegacia.
Para o retorno do feriado, neste domingo, os motoristas deverão ter atenção redobrada em razão da previsão de chuva em algumas regiões do Estado. "Respeitar o limite de velocidade, jamais ingerir bebidas alcoólicas antes de dirigir, usar o cinto de segurança também no banco de trás e não usar o telefone celular ao volante são atitudes que podem salvar vidas", lembra o diretor-presidente do Detran/RS, Leonardo Kauer.
Esta 22ª edição da operação se estenderá até a meia-noite de domingo, reunindo, além do Detran/RS e órgãos fiscalizadores (Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Comando Rodoviário da BM), a Polícia Civil e o Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, com apoio do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/RS) e da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
Com informações do governo do estado