No final deste mês irá ocorrer no município o Curso de Capacitação para Patrulha Maria da Penha, que deve capacitar policiais militares para melhor atender as mulheres vítimas de violência doméstica. Com duas novas viaturas, exclusivas para este tipo de crime, as vítimas receberão apoio no momento seguinte ao delito. As guarnições serão destinadas a realizar a fiscalização das Medidas Protetivas de Urgência solicitadas e, ainda, a orientar, esclarecer dúvidas e realizar encaminhamentos à rede de proteção local.
O curso vai ocorrer entre os dias 21 e 24 de outubro, na sede do 1o Batalhão Rodoviário da Brigada Militar e prevê aulas sobre o Art. 11.340 – Lei Maria da Penha, seus desafios e nuances, local do crime, depoimento sem dano, sexologia forense, estatística, psicologia da violência, policiamento comunitário, direitos humanos, além de outras matérias que possibilitem a sensibilização dos operadores de segurança, para este tipo de violência.
A capacitação ainda buscará propiciar ferramentas que facilitem o diálogo com as mulheres já vitimadas e, consequentemente, fragilizadas.
Patrulha
A Patrulha Maria da Penha faz parte de um projeto de fortificação da rede de atendimento à rede domestica, gestado pela Secretaria de Segurança Pública através dos órgãos de segurança: Polícia Civil, Instituto Geral de Pericias (IGP) e Brigada Militar.