Mobilização pela educação e conscientização no trânsito

De acordo com dados do Detran/RS, Passo Fundo apresenta índice de mortalidade em acidentes quase três vezes superior a Porto Alegre

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma ação conjunta entre a prefeitura, Secretaria de Segurança Pública e Detran/RS culminou com uma blitz educativa no final da tarde de terça-feira (5), na Avenida Brasil. Além da blitz, durante a tarde também ocorreu um encontro no Plenário da câmara de Vereadores voltado aos agentes de trânsito, entidades civis e a população em geral que abordou temas como segurança veicular, infraestrutura viária, gestão de trânsito, atendimento às vítimas de acidentes, dentre outros aspectos.

O objetivo é conscientizar os condutores sobre as práticas no trânsito diário e intensificar as ações da operação junto aos motoristas. De acordo com Douglas Mafra, coordenador de comunicação da Operação Balada Segura, é necessário que a comunidade também participe das discussões sobre o trânsito. “Buscamos na comunidade local o apoio para fazer com que as pessoas compreendam a gravidade da questão de beber e dirigir, como elas podem mudar o comportamento para a própria segurança delas”, disse.

Conforme dados divulgados pelo Detran/RS, em Passo Fundo em 2012, 44 pessoas morreram em função de acidentes de trânsito. O índice no município é de 23,65 mortos no trânsito para cada 100 mil habitantes, número quase quatro vezes superior ao de Porto Alegre, que é de 8,4 mortes para cada 100 mil habitantes. Passo Fundo tem uma das maiores frotas de veículo por habitante no Estado, já que de cada 100 habitantes , 55 possuem um veículo e 44,7 possuem carteira de habilitação. No Estado, estes índices são de 50,3 e 39,9 respectivamente.

A matéria completa e mais gráficos você confere nas edições impressa e digital de O Nacional.  Assine Já

Gostou? Compartilhe