Tentativa de assalto deixa um ferido grave no Centro

Tenente aposentado da Brigada Militar trabalhava como segurança em lotérica e foi baleado na cabeça por assaltante

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma tentativa de assalto a uma lotérica na Avenida Sete de Setembro deixou uma pessoa ferida durante a tarde de quarta-feira (6). Firmino Ferraz da Luz, de 61 anos, foi baleado na cabeça e foi internado no Hospital São Vicente de Paulo em estado grave. A tentativa de assalto ocorreu por volta das 14h50, quando um homem armado entrou no estabelecimento. Firmino, que é tenente aposentado do Corpo de Bombeiros e trabalha no estabelecimento como segurança, teria tentado desarmar o assaltante e nesse momento o criminoso, que fugiu sem levar nada, efetuou um disparo. A Bike Patrulha foi acionada e chegou em seguida ao local e realizou o atendimento da ocorrência. Policiais da Equipe Volante da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento e peritos do IGP também estiveram na lotérica realizando os levantamentos do crime. 

Depois de atirar contra a vítima, o assaltante, de 20 anos, embarcou em uma motocicleta, conduzida por uma adolescente de 16 anos. A dupla acessou a rua Independência a bordo de uma motocicleta Yamaha YBR de cor roxa, trafegando em alta velocidade. No cruzamento da Independência com a Ângelo Preto uma guarnição do 3° Batalhão de Operações Especiais que fazia busca aos suspeitos localizou a dupla e iniciou a perseguição, que durou até a Avenida Brasil, em frente à Cesa, no bairro Petrópolis, quando a adolescente perdeu o controle da motocicleta e bateu em um Escort que estava estacionado, ocasionando a queda da dupla, que acabou detida.

A jovem que conduzia a motocicleta ficou ferida e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros que a encaminhou ao Hospital São Vicente de Paulo, onde até o encerramento desta edição permanecia internada com suspeita de fratura em uma das pernas. Já o assaltante que atirou contra o tenente aposentado também foi encaminhado ao HSVP para exame de lesões corporais e em seguida levado para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento.

De acordo com os policiais do 3° BOE que realizaram a prisão do acusado, a guarnição já fazia buscas ao casal, antes mesmo de eles efetuarem a tentativa de assalto na Sete de Setembro. Os policiais haviam recebido a informação de que um homem armado e usando capacete com as mesmas características do acusado teria tentado, no início da tarde, assaltar uma lotérica na Rua Quinze de Novembro, no Centro. Aos policiais, o acusado confessou ter desistido deste primeiro assalto pelo fato de a lotérica estar muito movimentada no momento em que ele chegou ao local.

Segundo o subcomandante do 3° RPMon, major Eriberto Branco, a Brigada Militar, mais uma vez, deu uma resposta rápida na prisão dos acusados. “Infelizmente é mais um fato lamentável. Esta questão da segurança pública é um fenômeno. Em relação aos assaltos acredito que não seja um motivo para dizermos que temos uma onda de crimes. Infelizmente uma pessoa foi baleada, como na relojoaria, mas nos dois episódios os criminosos foram presos rapidamente. É isto que temos que fazer, temos que dar esta resposta à sociedade”, disse.

Com o acusado foi apreendido um revólver calibre 38 com a numeração raspada e um cartucho deflagrado. Ele não tinha antecedentes criminais e após ser autuado em flagrante por roubo, porte ilegal de arma de fogo e lesão corporal, seria recolhido ao Presídio Regional de Passo Fundo. A motocicleta usada pela dupla para realizar o assalto estava com o licenciamento vencido e foi recolhida administrativamente. Até o encerramento desta edição, o estado de saúde do tenente aposentado era ainda considerado grave e ele permanecia internado no CTI Central do HSVP.

Gostou? Compartilhe