SES e SSP firmam parceira com o Samu

Acordo quer possibilitar a efetividade do transporte aéreo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As secretarias estaduais da Saúde (SES) e da Segurança Pública (SSP) firmaram nesta segunda-feira (11) um acordo que possibilitará a efetividade do transporte aéreo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Através do termo de cooperação técnica, a Brigada Militar irá disponibilizar as aeronaves e a tripulação, enquanto a SES entrará com a equipe médica e os recursos financeiros para as horas de vôo e manutenção. 

O termo foi assinado entre os secretários Ciro Simoni, da Saúde, e Airton Michels, da Segurança Pública, além do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Fernandes. Os atendimentos devem estar disponíveis de imediato, inicialmente contando com o esquadrão do Batalhão de Aviação da Brigada Militar, hoje com 14 aeronaves sediadas em Porto Alegre, Caxias do Sul e Uruguaiana. O serviço será reforçado em breve com a aquisição de mais duas aeronaves exclusivas para o Samu. A previsão é que ainda este ano seja lançado, pela SES, o processo para a compra dos modelos, que terão capacidade para até duas macas. 

O acordo firmado é fruto da parceria ocorrida de forma inédita no último verão, quando foi disponibilizado o transporte aéreo de pacientes do Litoral Norte para a Capital em casos de urgência. Na época, foram realizadas mais de 60 horas de vôo, a partir do batalhão sediado em Capão da Canoa. Em janeiro, a parceria entre a Secretaria da Saúde e Brigada Militar foi experimentada novamente, com o transporte das vítimas da boate Kiss, de Santa Maria - em dois dias, foram realizadas mais de 39 horas de vôo. 

Renovação da frota 
O Samu do Estado realiza nesta terça-feira (12) a entrega de 17 novas ambulâncias a 14 municípios. O evento acontece no Palácio Piratini às 9 horas, e contará com a presença do governador Tarso Genro. As entregas fazem parte da qualificação do atendimento que vem sendo realizada, através da qual já ocorreram, desde o ano passado, a substituição de 41 viaturas que possuíam mais de três anos de uso. 

Das ambulâncias entregues nesta terça-feira, 15 são para renovação da frota, uma para a expansão do Samu em Viamão e outra para a implantação do serviço em Imbé. Com isso, o Samu no Estado terá uma frota composta por mais de 250 veículos, entre as unidades básicas, unidades avançadas (chamadas de UTI móveis), motolâncias e de intervenção rápida. 

Além dessas unidades, outros 14 veículos ficarão com a Secretaria Estadual da Saúde como reserva técnica, que poderão ser utilizadas em eventos de massa, calamidades, catástrofes ou para empréstimo a algum município em caso de manutenção da ambulância em uso. Para o próximo ano serão distribuídos ainda oito veículos com tração 4x4 (modelo Ford Ranger) para resgate em áreas de difícil acesso. 

Gostou? Compartilhe