Viagem segura fiscaliza 22 mil veículos no primeiro dia

Número é menor que a média dos anos anteriores

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Iniciada à zero hora de quinta-feira (14), a 24ª edição da Viagem Segura do feriado da Proclamação da República fiscalizou mais de 22 mil veículos e registrou nas ruas e estradas gaúchas quatro vítimas fatais nas primeiras 24 horas. O número é menor do que a média dos anos anteriores. No ranking de mortes no trânsito nos feriadões, a data tem ocupado a nona posição, com uma média de 6,5 mortes/dia. A Operação vai até a meia-noite do domingo (17). 

O balanço do ano passado aponta que a maioria dos acidentes ocorreu no primeiro dia do feriado. Ainda assim, o número é elevado: 277. Como resultado de 110 acidentes com vítimas lesionadas, 139 pessoas foram feridas em diferentes graus de gravidade. Neste primeiro dia de atividades, foram fiscalizados 22.642 veículos, 264 dos quais foram recolhidos a depósito por apresentarem irregularidades. Dentre os condutores abordados, 49 tiveram suas carteiras de habilitação recolhidas. No total, foram 3.585 infrações flagradas pela fiscalização. 

Condutores embriagados 

No que se refere especificamente à alcoolemia na direção, foram realizados 408 testes com etilômetro, que retiraram das vias 30 condutores embriagados. Destes, 15 foram enquadrados em crime de trânsito e conduzidos à delegacia de polícia. Esta edição da Operação Viagem Segura marca os dois anos da iniciativa que mobiliza o trabalho integrado da Brigada Militar, do Comando Rodoviário da Brigada Militar e da Polícia Rodoviária Federal na fiscalização, com o apoio do Detran/RS, da Famurs, de órgãos de trânsito municipais, da Polícia Civil e do Cetran/RS. Neste ano, as ações passaram a acontecer não apenas em feriadões prolongados, mas em todos os feriados. 

Operação 
Nas 23 edições da Operação Viagem Segura já realizadas, mais de 1,9 milhão de veículos foram fiscalizados. O diretor-presidente do Detran/RS, Leonardo Kauer, lembra que a Operação Viagem Segura também está presente no rádio, na TV e nos jornais. "Queremos conscientizar os condutores da necessidade de ter calma e prudência na direção, para que todos possam se divertir e retornar para casa em segurança". 

Gostou? Compartilhe