Famílias ocupam área no Boqueirão

Ocupantes estão no local há cerca de três dias. Para demarcar os terrenos, famílias improvisaram barracos com lonas e madeiras

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Cerca de 15 famílias ocuparam uma área entre as ruas Horácio Bastos e Luis Feroldi, no bairro Boqueirão. Ocupantes estão no local há cerca de cinco dias. A impossibilidade de pagar aluguel e a falta de agilidade nos programas de habitação do município foram os argumentos utilizados para justificar a ocupação. O proprietário da área já ingressou na Justiça para pedir a reintegração de posse.

Para marcar a ocupação, famílias improvisaram alguns barracos feitos com lonas e madeiras. Entre os ocupantes, há muitas crianças. “Estou desempregada e sou mãe solteira de quatro crianças. A casa da minha mãe é pequena e não tenho condições de pagar aluguel”, disse a ocupante Bruna Nascimento.
Os ocupantes também afirmam ter cadastro na Secretaria de Habitação. “Todos estamos cadastrados há anos, mas não fazem nada. Queremos a desapropriação deste terreno”, disse um dos organizadores da ocupação, Henrique Nascimento, 28 anos.

As famílias disseram que o local estava abandonado. A ocupação gerou um conflito com o proprietário da área. “Parte deste terreno é área verde e não pertence ao senhor que se diz dono. Esta área estava cheia de mato e bichos. Nós é que limpamos”, relatou Nascimento.

O proprietário do terreno afirmou que possui o registro do imóvel e IPTU em dia. “Todo o terreno é meu há mais de 30 anos. Passei anos trabalhando para agora estas pessoas invadirem. Meus advogados já ingressaram com o pedido de reintegração de posse”, disse o proprietário da área.

O secretário de Habitação, João Campos, enfatizou que o terreno não é do município e, portanto, cabe ao proprietário pedir a reintegração de posse. Atualmente, 10 mil famílias estão inscritas em programas habitacionais da Prefeitura de Passo Fundo. “Temos um déficit de mais de 20 anos. Mas só neste ano, projetamos 1.078 unidades, destas 124 já foram entregues. O restante está em andamento”, revelou o secretário de Habitação.

Gostou? Compartilhe