Dois homens, de 21 e 22 anos, foram identificados como sendo autores do 50º homicídio do ano em Passo Fundo. A dupla se apresentou nesta quinta-feira (19), à Equipe Especializada em Homicídios da 1a Delegacia de Polícia, mas preferiu se manifestar, apenas, em juízo. Segundo o chefe de investigações Volmar Menegon, as testemunhas ouvidas contaram, em depoimento, que estavam em uma chácara na madrugada de domingo, onde presenciaram, junto com as vítimas, um desentendimento entre os indiciados pelo homicídio e um outro grupo, momento em que foram tirados para fora do local. Embora tenham presenciado, as vítimas não tiveram relação com a discussão.
Quando o grupo que estava Douglas dos Santos de Brito, de 18 anos, retornava para casa, já na rua Epitácio Pessoa, São Luiz Gonzaga, a dupla que teria brigado na chácara passou, cada um tripulando uma motocicleta diferente. “O ‘Peca’, como é conhecido, passou com a YBR, já o ‘Zinho’, com a motoneta”, explica. Quando o segundo passou, o grupo – que estava com sinais de embriaguez – tentaram derrubar o tripulante, mas não conseguiu. “Testemunhas relataram que as vítimas teriam dado uma tranca na motocicleta, por bobagem. O Zinho conseguiu se desvencilhar e, antes de ir embora, olhou para o grupo e avisou que iria voltar”, diz.
Na sequência, o condutor da motoneta chegou na casa do amigo, bastante alterado, e pediu para que ele pegasse a arma e retornasse com ele, para matar “os caras”. Ambos retornaram com uma motocicleta e, quando encontraram o grupo, o caroneiro – Peca – desceu do veículo e atirou contra os homens.
Menegon esclarece que testemunhas mencionaram a YBR como sendo a moto tripulada no momento em que ocorreu o homicídio, já uma das vítimas, que também foi atingida, relatou ser a motoneta o veículo usado, o que gera divergências. Porém, testemunhas alegaram que Peca foi o atirador, pois viu que matou Brito, falando em voz alta o que havia feito.
Eles não revelaram onde esconderam a arma nem como a conseguiram. As motocicletas foram apreendidas e os policiais devem encerrar o inquérito ainda nesta semana, o remetendo ao Poder Judiciário. A dupla foi indiciada por homicídio.