O 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3º BABM) desencadeou no último sábado (21), a Operação de Combate à Caça e Pesca em três municípios da subárea de responsabilidade da 1ª Companhia Ambiental. Os policiais do Grupo de Polícia Ambiental de Frederico Westphalen/RS, em patrulhamento embarcado no lago da Barragem João Amado, na localidade de São Bento, em Palmeira das Missões, localizaram um acampamento nas margens do lago.
Ao perceber a chegada da guarnição, uma dupla tentou sair rapidamente do local, entrando em uma caminhonete, momento em que foram abordados. Em revista pessoal, constatado que um dos indivíduos portava uma espingarda calibre 12, de dois canos. Ainda no veículo, foi encontrada uma sacola plástica contendo vários cartuchos de munição. No mesmo acampamento, foi encontrado pendurado em uma árvore, um animal da espécie capivara, com o peso aproximado de 30 kg onde outro integrante do acampamento usava uma faca para retirar o couro do animal morto momentos antes da abordagem.
A capivara apresentava duas perfurações cilíndricas na cabeça, indicando ter sido alvo de tiros de arma de fogo. Junto ao acampamento, sob um dos veículos parados no local, foram encontradas diversas munições, sendo 12 cartuchos calibre 44, 10 cartuchos calibre 12 e três cilindros metálicos de 15 cm, usados geralmente para acondicionar munição calibre 12, quando utilizada em armadilha de caça, além de estojos.
Um quarto indivíduo também foi localizado no acampamento e não possuía documentos pessoais. Dentro do lago, e com acesso ao acampamento, foi apreendido um barco de alumínio de 05 metros equipado com motor. Dentro desta embarcação foram encontradas linhas e anzóis e, ao lado, iscas, indicando que os ocupantes faziam uso da embarcação para a prática da pesca. Os policiais deram voz de prisão a todos que acabaram conduzidos à Delegacia de Policia de Palmeira das Missões.
Logo em seguida, policiais do Grupo de Polícia Ambiental de Passo Fundo fizeram a retirada de 230 metros de redes de pesca na Barragem de Ernestina e durante a tarde fiscalizaram o Rio Guaporé, em Nova Alvorada, onde retiraram do ambiente aquático 107 metros de redes de diversas malhas. Os indivíduos envolvidos responderão pelos crimes de caça, posse ilegal de munição e porte ilegal de armas de fogo.