Uma tentativa de roubo a veículo, culminou na prisão de Cesar da Silva, de 23 anos, já conhecido da polícia por suas passagens de receptação, furto qualificado e tráfico de drogas, e na apreensão de um revólver calibre 38, cromado e municiado com cinco cartuchos intactos. Ele foi detido no cruzamento das ruas Carolina Vergueiro com Fagundes dos Reis, Vila Annes. Segundo relatos da vítima, um homem de 50 anos, ele carregava a caçamba da caminhonete Toyota/Hillux com malas e outros objetos em frente a um condomínio, no cruzamento das ruas Uruguai com General Netto, Centro, por volta das 16h20, quando foi surpreendido por dois homens, um armado.
Um dos criminosos começou a gritar, bastante alterado, para que o proprietário da caminhonete entregasse as chaves, mas como o filho, de 8 anos, e a mãe, de 87, estavam dentro do veículo, ele contestou, pedindo para que os deixassem descer.
O assaltante aceitou e, enquanto pegava as chaves, o comparsa embarcou no lugar do motorista. Em meio ao tumulto, a dupla perdeu as chaves, momento em que desistiram do roubo e fugiram em direção à Vila Annes. O porteiro do condomínio, assim que percebeu o assalto, acionou a Brigada Militar, informando as características dos marginais.
Guarnições da Brigada Militar iniciaram as buscas, momento em que policiais do 2º Esquadrão da Brigada Militar avistaram um dos suspeitos. Antes de ser rendido, o fugitivo ainda se desfez da arma, jogando em meio aos arbustos em frente a uma residência. Já detido, testemunhas começaram a informar a guarnição sobre um objeto que havia sido dispensado e a auxiliar nas buscas. Guarnições do Batalhão de Operações Especiais da Brigada Militar (BOE), também contribuíram na procura, encontrando o revólver.
O homem foi preso em flagrante, por posse ilegal de arma de fogo e por tentativa de roubo a veículo, após ter sido reconhecido pela vítima, já na Delegacia de Policia de Pronto Atendimento. Depois dos procedimentos, foi recolhido ao Presídio Regional de Passo Fundo. O revólver estava em situação de furto, no município de Porto Alegre há mais de 10 anos.