Vandalismo causa prejuízos no Zachia

Corte de um cabo de telefonia prejudicou moradores e comércio do bairro

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Previsão dos técnicos era reestabelecer as linhas até o final da tarde de ontemPrevisão dos técnicos era reestabelecer as linhas até o final da tarde de ontem
Previsão dos técnicos era reestabelecer as linhas até o final da tarde de ontem
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Um ato de vandalismo deixou pelo menos 150 clientes sem serviço de telefonia e internet no bairro José Alexandre Zachia, durante todo o dia de ontem. O prejuízo foi causado com o corte de um cabo da rede de telefonia da empresa Oi, localizada na rua Luiz Ernesto Fazollo, a principal do bairro. Enquanto fazia o conserto no local, o técnico em rede da empresa RM Engenharia e Telecomunicações, Rudimar Rodrigues disse que no ponto onde ocorreu o dano funciona um dos principais centros de distribuição das linhas. Ele cogita que a intenção dos autores era fazer a retirada do cabo para venda do cobre. Em menos de 10 dias, este foi o segundo caso registrado no Zachia. “Semana passada, a 100 metros daqui, eles cortaram e levaram um pedaço do equipamento” relata.

Ainda conforme o técnico, este tipo de ocorrência havia sofrido uma redução em Passo Fundo, mas vem aumentando gradativamente. Sem uma estatística precisa, comenta que a média tem sido de dois a três casos a cada mês, com maior incidência no bairro Petrópolis.

Prejuízos
Além de deixar dezenas de residências sem serviço de telefone e internet, a ação causou prejuízos ao comércio do bairro. Proprietário de uma padaria, Jean Marcelo da Silva Correa, 35, disse que utiliza as redes sociais e e-mails para manter contato com os clientes. Sem conexão, teve de gastar com ligações feitas pelo celular. “É um custo a mais, porque poderia fazer tudo pela internet” afirma.

Dono de um supermercado instalado a 50 metros de onde aconteceu o vandalismo, o comerciante Olinto da Silva Oliveira já registrava um prejuízo de aproximadamente R$ 200, até o início da tarde, em função da falta de linha para compras no cartão. “O cliente está acostumado a pagar com o cartão, sem o serviço, desiste da compra. Também faço as encomendas das mercadorias e recebo informações dos fornecedores pelo telefone. Prejudica muito nosso trabalho” comenta.

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