Nos primeiros três meses de 2014, pelo menos oito pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito no perímetro urbano, sendo cinco motociclistas, duas vítimas de atropelamento e um motorista. Se levarmos em consideração que foram registrados somente dois homicídios dolosos, o número de mortos no perímetro urbano em função dos acidentes é 300% maior.
Somente no último final de semana três pessoas não resistiram aos ferimentos sofridos e acabaram falecendo. O primeiro caso foi registrado na noite de sexta-feira (14), quando a idosa Suarez Avani Rodrigues, de 75 anos foi atropelada por uma motocicleta no cruzamento da Rua Erechim com a Avenida Moacir da Motta Fortes, no bairro Vera Cruz.
Ela foi socorrida por um sobrinho que a encaminhou ao Hospital da cidade, porém a idosa faleceu no sábado (15). A ocorrência policial só foi registrada após o falecimento da vítima. De acordo com o depoimento do sobrinho, que estava junto com a idosa no momento do acidente, ela foi atingida por uma motocicleta de estilo cross, de cor preta.
Conforme o certificado de óbito, a causa da morte foi traumatismo craniano, causado, a princípio, pela queda da vítima ao chão e não necessariamente pelo choque da motocicleta. Segundo Volmar Menegon, chefe de investigações da Delegacia Especializada em Homicídios e Desaparecidos (DEHD), não há informações mais detalhadas sobre a motocicleta envolvida no acidente, ou do condutor. O sobrinho da vítima prestou depoimento na DEHD na segunda-feira (17), e até o encerramento desta edição, não havia informações sobre a identificação do condutor da motocicleta que atropelou a idosa.
Em relação a outro caso do final de semana, os agentes da DEHD já identificaram o veículo e o condutor que atropelou e matou Sebastião Isaías Ferreira Barbosa de 47 anos, conhecido como Tiririca, durante a noite de sábado (15), na Rua Araucária no Complexo Turístico da Roselândia. Também segundo o chefe de investigações, o acusado, que conduzia uma caminhonete Tucson de cor preta, já anunciou que deverá apresentar-se à polícia nos próximos dias.
Na noite de domingo (16), foi registrado outro acidente de trânsito que causou a morte de Djalmo Soveral de 66 anos. Ele conduzia um automóvel Gol com placas de Passo Fundo que colidiu em um ônibus que fazia a linha Hípica/Planaltina.
Conforme o relato de testemunhas, o Gol trafegava em zigue zague no momento da colisão. Segundo o relato da ocorrência policial, o motorista do ônibus ainda tentou desviar para evitar o impacto, mas não conseguiu. Djalmo foi socorrido e encaminhado ao Hospital São Vicente de Paulo, mas acabou falecendo no fim da noite.
Fim de semana também teve atropelamento e embriaguez
O último final de semana, além das mortes, também registrou várias ocorrências de trânsito. A mais grave delas aconteceu durante a noite de domingo (16), quando uma mulher de 25 anos e uma criança de dois meses foram atropeladas por um motorista embriagado no quilômetro 113 da ERS 324.
As vítimas estavam em um automóvel Peugeot 307 que apresentou problemas. O motorista do Peugeot sinalizou a pista com galhos e com o triângulo e todos aguardavam fora do veículo quando um automóvel Gol bateu na traseira do Peugeot que com o impacto foi lançado na direção da mulher e da criança.
As duas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas ao Hospital São Vicente de Paulo, onde receberam atendimento médico. Uma mulher que estava no banco do carona do Gol também ficou ferida.
O motorista do Gol, de 44 anos, foi submetido ao teste do etilômetro que apontou 0,66 mg/l e foi preso em flagrante por policiais do Grupo Rodoviário da Brigada Militar. Os policiais encaminharam o motorista à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento onde foi autuado em flagrante por embriaguez e como não pagou a fiança estipulada foi recolhido ao Presídio Regional de Passo Fundo. O acusado não possui Carteira Nacional de Habilitação.
Também na noite de domingo, desta vez na Rua Ângelo Preto, na Vila Popular, outro condutor foi preso por embriaguez após uma colisão envolvendo dois automóveis. Por volta das 22h, a Brigada Militar foi acionada para atender a ocorrência.
Conforme o boletim de ocorrência, o condutor de uma caminhonete Kia Sportage de cor preta e placas de Passo Fundo, trafegava pela Ângelo Preto quando foi atingido por um Fiat Uno que trafegava em zigue zague. Os dois condutores foram submetidos ao teste do etilômetro e o teste do condutor do Uno apontou 1,14mg/l. Com isto, o condutor foi preso em flagrante por embriaguez e levado para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, sendo autuado em flagrante e recolhido ao Presídio Regional de Passo Fundo.