Ao mesmo tempo em que ocorria a visita da OAB no Presídio Regional de Passo Fundo, na área reservada à construção da nova Penitenciária Estadual, um protesto bloqueou a BR-285, entre Passo Fundo e Carazinho.
A mobilização é contrária à construção do novo presídio, de acordo com os manifestantes, por razões ambientais e também de segurança. Um dos argumentos referentes à questão ambiental é a proximidade da área com o Arroio do Engenho, que deságua no Rio da Várzea, que é utilizado para a captação de água da população do município vizinho.
Desde 2012 a ONG Amigos do Rio da Várzea vem debatendo a questão junto ao Poder Público na tentativa de fazer com que a penitenciária seja construída em outro local. A paralisação da BR 285 foi uma das maneiras que a comissão formada por um vereador, sindicalistas e representante das entidades de classe encontraram para impedir o andamento da obra. Os manifestantes também temem que o local se torne uma área urbanizada, com a construção, além da casa prisional, também de residências próximas ao terreno destinado à penitenciária.