Policiais do 3° RPMon realizam, desde o dia 31 de março, um Curso Tático de Policiamento em Motocicleta, ministrado por oficiais da corporação. Esta é a primeira edição do curso realizado na região de abrangência do CRPO-Planalto, e no decorrer do ano, um novo curso deve ser realizado.
De acordo com o capitão Jeferson Miguel da Silva, do 3° RPMon e um dos instrutores, a finalidade do curso é fazer com o policiamento em motocicletas diminua o tempo de resposta dos policiais para o atendimento às ocorrências. “Nós já temos aqui o Grupo de Motos do Pelotão de Operações Especiais que quando é acionado responde rapidamente, conseguindo chegar ao local da ocorrência de forma breve”, explicou.
Também conforme o capitão, a falta de fluidez no trânsito da cidade, especialmente em horários de pico, exige da Brigada Militar uma alternativa para que, em caso de necessidade, os policiais possam se deslocar de forma efetiva. “Com a motocicleta este atendimento é possível, porém não podemos simplesmente colocar estes policiais a trabalhar em cima das motocicletas, é necessário o conhecimento técnico, até para a própria segurança deles”, afirmou.
O curso consiste em treinamento teórico, e prático, com exercícios que envolvem uma gangorra, semelhante ao realizado nos testes para a Carteira Nacional de Habilitação, subir e descer escadas, treinamento em terreno acidentado, além de exercícios que testam a habilidade do condutor em pequenos espaços. Além dos policiais do Grupo de Motos do POE também participam do curso policiais de Carazinho, Marau, Tapejara, Pelotas e Erechim. A formatura do curso acontece na tarde de sexta-feira (11), no quartel do 3° RPMOn.