Às 8h30min de quarta-feira (9/4), foi encerrada a Operação Colheita 2014, implementada pela Polícia Civil, em Vacaria. Durante os três meses da operação, que iniciou no dia 09 de janeiro, mais de 70 pomares de Vacaria e Região tiveram diligências realizadas. As equipes foram formadas por policiais civis de Vacaria, reforçadas por 16 policiais vindos de várias partes do Estado, que percorreram mais de nove mil quilômetros.
Segundo o delegado Flademir de Andrade, 18 pessoas que trabalhavam em pomares e estavam foragidas da Justiça foram presas; foram cumpridos inúmeros Mandados de Busca e Apreensão e inúmeras outras diligências relacionadas à prevenção, repressão e investigação policial.
A operação foi criada devido ao grande número de pessoas ( em torno de 15 mil) que vêm para a cidade de Vacaria e região para a Colheita da Maça e pelo fato de, em anos anteriores, terem ocorrido grandes tragédias em pomares, inclusive com vários incêndios e mortes, fatos que não ocorreram durante a colheita deste ano.