Agentes da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), coordenados pelo delegado Adroaldo Schenkel, apreenderam na quarta-feira (30), 15 armas de grosso calibre além de munição em uma residência na Avenida Rio Grande no bairro Vera Cruz. Os policiais investigavam o local que estaria servindo como oficina de armas, onde eram realizados consertos e modificações.
No momento em que os policiais fizeram a abordagem na residência, o homem apontado pelas investigações como responsável pelas armas não estava e não houve prisões. Segundo o delegado Schenkel, além do conserto, o responsável pelo local também realizava o comércio de armas e munições na residência. “Várias armas estão adulteradas, uma delas, inclusive com a numeração raspada. Além destas encontramos duas armas de pressão que foram transformadas em calibre 22. A quantidade de munição encontrada no local é absurda”, explicou o delgado.
Também de acordo com Schenkel o responsável pelo conserto das armas já foi preso por crime semelhante e deverá ser intimado a prestar depoimento nos próximos dias. Os policiais não encontraram no local nenhum documento que atestasse que o responsável tivesse autorização para executar estes serviços e também não foram encontrados registros da arma. “O local não estava autorizado, dentro dos moldes da norma lei para o conserto de armas. As armas também não tinham nenhum documento, o conserto de armas, desde que legais, só pode ser realizado por armeiros credenciados e deve ter sempre uma via do registro da arma”, disse.
A polícia prosseguirá com as investigações, mesmo porque, de acordo com o delegado, há fortes indícios de ligação do responsável pelo conserto das armas com suspeitos de roubos em Passo Fundo e na região. “As informações que nos levaram a este local nos diziam que havia, de fato, uma ligação desse comércio de armas com autores de roubos. Esta atividade poderia estar favorecendo estes criminosos, o que é uma situação constante em nossa cidade. O número de armas apreendidas é alto e elas devem sair de algum lugar”, esclareceu.
Foram apreendidos, fuzil, revólveres, espingardas e uma quantidade muito grande de munição. O material apreendido foi encaminhado para a Defrec, onde, a partir de agora, os policiais devem trabalhar na identificação para determinar a origem do armamento.