O homem que feriu um policial militar com um tiro de raspão na cabeça durante um audacioso assalto ao posto da Brigada Militar de Coxilha, na noite desta quarta-feira (07), já havia sido identificado pela Polícia Civil de Passo Fundo como autor de outros roubos. Cristiano da Silva Machado, 34 anos, foi localizado e preso durante a noite desta quarta-feira (07), na ERS-153, próximo à rodovia Transbrasiliana, em Passo Fundo, enquanto fugia com a pistola calibre 40, que havia roubado recentemente do policial ferido.
O assaltante chegou ao módulo policial por volta das 22h e pediu ao sargento, que estava sozinho no momento do crime, por informações a respeito de registro de perda de documentos. O policial, de 46 anos, orientou a Machado, que procurasse a Delegacia de Pronto Atendimento da Policia Civil em Passo Fundo. O criminoso, então, perguntou se ele tinha o contato de um taxista, para poder se deslocar até a delegacia indicada. O sargento foi solicito e virou-se de costas para o marginal, a fim de pegar o número de telefone de um conhecido, momento em que foi rendido pelo criminoso.
Machado usou um aparelho de choque para mobilizar a vítima. Mesmo sendo atingido pelas descargas elétricas, o sargento ainda entrou em luta corporal com o criminoso que conseguiu roubar a pistola e correr para fora do posto policial. O sargento, entretanto, ainda tentou deter o bandido com uma espingarda calibre 12, mas foi atingido de raspão por um dos disparos, durante a troca de tiros. O marginal embarcou, em seguida, em um veículo Ford/Escort de cor verde e placas de Lagoa Vermelha, momento em que as viaturas iniciaram as buscas,
As guarnições interceptaram o carro na ERS-153, próximo à rodovia Transbrasiliana. Na direção do veículo estava um homem, de 29 anos, que havia sido feito refém pelo marginal. O assaltante foi preso em flagrante, com a arma roubada e o aparelho de choque, conduzido à DPPA e, em seguida, recolhido ao Presídio Regional de Passo Fundo.
Reconhecido em outros roubos
Cristiano da Silva Machado, já havia sido reconhecido em pelo menos, 14 assaltos em Passo Fundo. Somente na área da 2ª Delegacia de Polícia, o marginal foi identificado como autor de 9 roubos, entre farmácias, mercados e padarias. Já na área da 1ª Delegacia de Polícia, o criminoso foi reconhecido em cinco assaltos, também em estabelecimentos comerciais. Segundo o chefe de investigações da 2ª DP, Luiz Castaldi, a prisão preventiva do marginal já havia sido solicitada no dia 17 de abril, pelo delegado Claudio Belcamino, mas ainda não havia sido expedida. “Fazem cerca de 15 dias que ele havia aparado de atuar no município. Nos últimos dias ele estava agindo nos municípios de Sertão, Getúlio Vargas e Lagoa Vermelha”, esclarece.