No início da tarde de domingo (1°), um homem de 57 anos, foi preso após fugir da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento. Alberto Bertinatti foi condenado a sete anos de prisão por estupro e foi até a delegacia para registra a ocorrência de furto do seu automóvel, um Gol, na madrugada de domingo.
Enquanto era atendido, ao pesquisarem a situação de Alberto, os policiais constataram que contra ele havia a condenação. O homem, ao perceber que havia algo errado, tentou fugir, mas foi contido por um dos policiais de plantão. O acusado conseguiu se desvencilhar do policial quando ele tentava algemá-lo e para fugir da delegacia jogou-se contra o vidro da porta, que acabou quebrando. O policial, que teve ferimentos leves em função do vidro quebrado, imediatamente acionou a Brigada Militar para auxiliar na captura do fugitivo, que entrou no mato que fica atrás da delegacia e saiu na Avenida Brasil.
No momento em que o fugitivo saiu na Avenida Brasil, um policial civil que estava de folga e passava pelo local e não sabia da fuga do acusado, imaginou que o homem estaria fugindo da Brigada Militar, uma vez que uma viatura que fora deslocada para auxiliar na recaptura já estava próxima do local. O policial de folga então abordou o fugitivo e o deteve até a chegada da viatura da Brigada Militar, que reconduziu o homem à DPPA.
Depois de ser capturado, Bertinatti foi encaminhado ao Hospital São Vicente de Paulo para exames de lesões corporais e seria recolhido ao Presídio Regional de Passo Fundo, onde deverá permanecer até que seja transferido para alguma penitenciária catarinense.