A Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, responsável por atender a população, além dos flagrantes da Brigada Militar, passou por algumas mudanças nos últimos meses devido a alta demanda de acontecimentos criminais do município. A última alteração ocorreu ontem (03), quando a Equipe Volante, que atendia as ocorrências policiais em mais de 10 municípios da região, fora do horário de expediente, deixou de operar.
De acordo com o delegado titular da DPPA, Gilberto Mutti Dumke, a mudança ocorreu de forma estratégica, a fim de melhorar o atendimento, tanto em Passo Fundo, quanto nos outros municípios antes atendidos pela Volante. “Nós temos um efetivo reduzido se comparado a região de atuação. Dessa forma fica inviável o trabalho da equipe como vinha sendo feito, pois as vezes eram registradas ocorrências concomitantes em municípios distantes um do outro, o que tornava impossível o atendimento a contento de todos”, explica.
Conforme Dumke, apenas duas pessoas eram responsáveis pelo registro das ocorrências antes da alteração. Com a extinção da Equipe Volante, mais duas pessoas passam a atuar no balcão, agilizando o atendimento. “Esse projeto já havia sido pensado antes, pela administração. A decisão ocorreu por parte da Delegacia Regional. Nós, enquanto administradores, precisamos procurar meios para melhorar o trabalho, dentro da estrutura que temos”, diz.
O atendimento no local do crime ainda existe por parte dos plantonistas. O deslocamento, entretanto, ocorre somente em Passo Fundo. “As outras delegacias da região, elaboraram um esquema de sobre aviso. Eles não precisam mais esperar pela chegada da Volante. A mudança é positiva para todos”, conclui.