Dois adolescentes de 16 anos foram apreendidos pela Brigada Militar durante a noite de quarta-feira (11), após roubarem uma caminhonete Toyota Hilux no interior de Mato Castelhano. Os dois assaltantes, utilizando uma arma calibre 38 renderam a vítima, um agricultor de 42 anos, e fugiram em direção a Passo Fundo. No momento da abordagem dos criminosos havia mais duas pessoas com o agricultor, porém elas conseguiram fugir.
A Brigada Militar foi acionada por amigos da vítima que presenciaram a açõ dos criminosos. No momento em que os bandidos vinham para Passo Fundo com a vítima, os policiais estavam realizando uma operação no bairro São José. Os policiais, já informados da situação, tentaram conter a caminhonete, porém os criminoos conseguiram furar o bloqueio e acessaram a Avenida Brasil. À esta altura, os policiais já perseguiam a caminhonete.
O acompanhamento seguiu em direção ao Centro da cidade. Os bandidos acessaram a região do Hospital da Cidade, sempre acompanhados pelas viaturas. Quando a caminhonete chegou à Rua Carolina Vergueiro, no bairro Vergueiro, o assaltante que conduzia o veículo perdeu o controle e colidiu em pelo menos quatro carros que estavam estacionados. Assim que a caminhonete parou, um dos bandidos desceu do veículo e atirou contra os policiais que revidaram. Os assaltantes foram abordados e identificados como menores. Eles foram encaminhados ao hospital para exame de lesões corporais e encaminhados posteriormente à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento.
A vítima, libertada pelos policiais passa bem e foi encaminhada também à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento. Os adolescentes teriam a internação no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), porém, até o momento, não há informação sobre o que aconteceria com eles. Um dos menores apreendidos tem antecedentes criminais, inclusive uma tentativa de homicídio.