Agentes da 1ª Delegacia de Polícia desencadearam uma operação que percorreu estabelecimentos comerciais de diversos bairros da cidade em busca de cigarros contrabandeados. A operação, em conjunto com a Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF), apreendeu cerca de 5 mil maços de cigarros em aproximadamente 30 estabelecimentos comerciais.
As buscas foram realizadas após a ABCF receber várias denúncias sobre o comércio de cigarros contrabandeados em Passo Fundo. A associação enviou o relações públicas Felipe Bignardi para participar da operação. “O cigarro ilegal, atualmente corresponde a um terço do mercado nacional. Estas operações ocorrem quase que diariamente em todo o Território Nacional”, explicou. Também de acordo com Bignardi, somente com o contrabando de cigarros, o Governo Federal deixa de arrecadar R$ 1,3 bilhões.
Os responsáveis pelos estabelecimentos onde foram encontrados os cigarros provenientes de contrabando deverão comparecer em juízo posteriormente. Além de contrabando de origem paraguaia, foram apreendidos cigarros nacionais que tiveram a comercialização suspensa pela Anvisa. A carga apreendida deverá ser encaminhada para a destruição.