Quatro turistas argentinos foram detidos no início da noite de segunda-feira (30) por portarem duzentos gramas de folhas de coca. O automóvel Renault Fluence em que eles estavam foi abordado no quilômetro 18 da ERS-135, entre Passo Fundo e Coxilha.
O fato de todos os ocupantes do veículo estarem mastigando algo chamou a atenção dos policiais, que em revista ao automóvel encontraram 525 folhas de coca em uma sacola plástica. Os ocupantes foram identificados, Cesar Nicolas Escobar Caballero,29 anos, Rodolfo Alex Garcia,42, Oscar Eduardo Abarrancin 34 anos e Daniel Gustavo Cuellar, de 39. Eles haviam saído da Província de Santiago Del Estero e se dirigiam a São Paulo para acompanhar o jogo da seleção argentina contra a Suíça, em São Paulo, pela Copa do Mundo.
O porte de Erythroxylum Coca, planta matéria-prima para a produção de cocaína, é proibido no Brasil, apesar de difundida em outros países da América do Sul, especialmente na região dos Andes, por possuir propriedades que amenizam os efeitos da altitude e também ser utilizada como estimulante.
As folhas foram apreendidas e encaminhadas à Delegacia da Polícia Federal de Passo Fundo. Após a apreensão das folhas, os turistas foram liberados para seguirem a viagem.