O governador Tarso Genro, o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, e do Comandante Geral da Brigada Militar, Fabio Fernandes, participaram do ato que marcou o encerramento das atividades de policiamento da Brigada Militar durante a Copa do Mundo.
O evento ocorreu na manhã de terça-feira (1), no auditório Araújo Viana, em Porto Alegre."A Copa do Mundo foi precedida por uma polêmica nacional e internacional, que colocou em dúvida a capacidade do nosso país realizar um evento de tamanha magnitude, em virtude da paixão que acarreta o futebol e da nossa capacidade de garantir segurança para o grande número de visitantes. O trabalho de vocês na Copa fez do Rio Grande do Sul um exemplo para o Brasil", destacou o governador. Ele repassou aos servidores da Brigada Militar o reconhecimento técnico, institucional e humano que o Estado recebeu por parte dos organizadores internacionais e do Governo Federal. "Vocês se mostraram como o contingente mais preparado, deram um banho de competência, dignidade, qualificação de alto nível. Considero esse, o legado mais importante, de valor inestimável deixado pelo espetáculo", concluiu Tarso.
Dos 3,5 mil policiais militares envolvidos com a segurança do evento, 2.115 são do interior do Rio Grande do Sul e, agora, retornam aos seus municípios. No ato, o governador entregou, simbolicamente, certificados de participação e reconhecimento pelo trabalho desempenhado em grandes eventos a cinco PMs, documento que será recebido por todos os participantes.