Agentes penitenciários encontraram um túnel que seria utilizado para a fuga de apenados do Presídio Regional de Passo Fundo. A descoberta aconteceu no início da tarde de segunda-feira (28), quando os agentes entraram na cela 6 da Galeria B, o chamado “seguro”, onde ficam os presos acusados de crimes sexuais. Segundo a direção do Presídio Regional de Passo Fundo, o setor de inteligência da Susepe vinha monitorando a cela há cerca de 20 dias, em função de os agentes terem percebido uma movimentação estranha no compartimento ocupado por doze detentos. Caso atingissem o objetivo, os detentos ainda teriam que escalar e pular o muro com cerca de seis metros.
Os presos utilizaram barras de ferro para remover a terra e a acondicionaram em roupas que ficavam espalhadas ao longo do túnel que já tinha 1,6 metros de altura e quatro metros de comprimento. Foram abertos dois buracos na cela, um embaixo da cama e outro sob o vaso sanitário. Pela posição da cela, os presos poderiam escavar em duas direções, uma que levaria ao pátio interno e outra que os deixaria bem próximos ao muro externo da penitenciária.
A cela foi interditada até que os buracos sejam cobertos por concreto e os presos também responderão pelo crime de dano ao patrimônio público, além de sofrerem sanções disciplinares dentro da penitenciária.
Em três anos e meio detentos escavaram quatro túneis no Presídio Regional
24 de janeiro de 2011 – A Brigada Militar atendeu uma ocorrência de tentativa de fuga no Presídio Regional de Passo Fundo. O comandante da guarda externa do local informou que os detentos estariam tentando fugir pela tubulação de esgoto. Detentos cavaram um túnel de aproximadamente 60 cm no pátio interno em direção à garagem passando por baixo da passarela, onde sairiam na rede de esgoto, já na garagem. Entretanto, foram vistos pela guarda externa que conseguiu impedir a fuga. Ao serem descobertos os detentos retornaram ao pátio interno.
30 de setembro de 2013 - A escavação já estava com 8 a 10 metros de comprimento e 1,80 metros de altura. Uma muleta com lâmina na ponta foi usada para cavar o túnel na ala que abriga cerca de 52 presos idosos, machucados e doentes.
8 de fevereiro de 2014 – Um problema na rede de esgoto da penitenciária chamou a atenção dos agentes que, ao verificarem o defeito descobriram que as saídas de esgoto estavam obstruídas pela terra retirada pelos apenados na construção de um túnel com dez metros de comprimento e 1,50m de altura.