Brigada Militar contém mais uma tentativa de fuga no Presídio

Desta vez, nove detentos queriam pular o muro da casa depois de serrarem as grades da cela onde estavam

Por
· 2 min de leitura
Brigada Militar foi imediatamente acionada para conter a fugaBrigada Militar foi imediatamente acionada para conter a fuga
Brigada Militar foi imediatamente acionada para conter a fuga
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Nove apenados do Presídio Regional tentaram fugir da penitenciária no início da tarde de domingo (3). O incidente ocorreu durante o horário de visitas. O grupo, que estava na cela antes da tentativa, serrou as grades da cela e conseguiu acessar o pátio externo da penitenciária e também serrou a grade que impede o acesso ao muro da parte de trás do presido, voltado para a Rua Adrianópolis.


A guarda externa percebeu a movimentação e os apenados ficaram encurralados no local, uma vez que não poderiam nem ao menos retornar para a cela. Guarnições do 3º RPMon e do 3º Batalhão de Operações Especiais foram acionadas e entraram na penitenciária. Em represália, detentos arremessaram pedras contra os policiais da guarda externa, que revidou com disparos de munição antimotim. Os presos que tentaram fugir foram reconduzidos à cela por policiais militares e agentes da Susepe.

Outras fugas
08 de julho de 2014 - Cinco presos tentaram fugir pulando o muro da casa prisional. Três conseguiram a fuga e dois foam presos pela Brigada Militar. Um dos presos foi capturado do lado de fora e outro não conseguiu pular o muro de seis metros, pois ficou enroscado no arame que protege o local.

02 de outubro de 2013 – Neste dia também houve uma fuga de detentos do Presídio Regional de Passo Fundo. Na ocasião três presos conseguiram pular o muro dos fundos da penitenciária, por volta de meio dia, no momento da visita de familiares. Um grupo teria simulado uma briga enquanto os presos saltaram o muro que dá para uma rua de fundos da casa prisional. Um quarto preso foi detido em tempo pela Brigada Militar.

Túneis
24 de janeiro de 2011 – A Brigada Militar atendeu uma ocorrência de tentativa de fuga no Presídio Regional de Passo Fundo. O comandante da guarda externa do local informou que os detentos estariam tentando fugir pela tubulação de esgoto. Detentos cavaram um túnel de aproximadamente 60 cm no pátio interno em direção à garagem passando por baixo da passarela, onde sairiam na rede de esgoto, já na garagem. Entretanto, foram vistos pela guarda externa que conseguiu impedir a fuga. Ao serem descobertos os detentos retornaram ao pátio interno.
30 de setembro de 2013 - A escavação já estava com 8 a 10 metros de comprimento e 1,80 metros de altura. Uma muleta com lâmina na ponta foi usada para cavar o túnel na ala que abriga cerca de 52 presos idosos, machucados e doentes.  
8 de fevereiro de 2014 – Um problema na rede de esgoto da penitenciária chamou a atenção dos agentes que, ao verificarem o defeito descobriram que as saídas de esgoto estavam obstruídas pela terra retirada pelos apenados na construção de um túnel com dez metros de comprimento e 1,50m de altura.     

 

Gostou? Compartilhe