Durante a tarde de quarta-feira (6), a Brigada Militar realizou o lançamento de dois novos Núcleos de Policiamento Comunitário. A solenidade, que aconteceu no Estádio Vermelhão da Serra, teve a participação ainda do prefeito Luciano Azevedo e do secretário estadual de Segurança Pública, Airton Michels.
A partir de agora, o município passa a contar com seis unidades voltadas para o policiamento nos bairros. Passo Fundo foi um dos primeiros municípios do Estado a adotar a iniciativa que é realizada em conjunto com a Prefeitura Municipal, responsável por um subsídio financeiro aos policiais para que possam viver dentro da área em que atuam. Os novos núcleos também receberam novas viaturas para a realização do policiamento na região dos bairros São Cristóvão e Santa Marta, áreas que, por serem formadas por outros bairros menores terão o policiamento ampliado.
Conforme o secretário de Segurança Pública do Estado, estas medidas já foram adotadas em outros municípios e, a princípio, os resultados são positivos. “Em alguns municípios estes núcleos funcionam há mais de dois anos e já é possível notar os índices favoráveis, com a redução de alguns delitos. Os índices em Passo Fundo têm se mantido estáveis. Em Caxias do Sul, por exemplo, que tem 20 destes núcleos de policiamento comunitário, reduziram todos os indicadores da criminalidade. É uma iniciativa que começa a dar os resultados a médio prazo”, afirmou.
Para o prefeito Luciano Azevedo a ampliação do policiamento comunitário aumenta a sensação de segurança da população das áreas contempladas. “Esta parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado para a segurança pública é muito importante. É um bom projeto, de fato melhora o policiamento nas nossas comunidades. Por isto nós da Prefeitura deseja ampliar cada vez mais este programa”, afirmou.
Na solenidade, Michels, o prefeito Luciano Azevedo e o coronel Júlio César Marobin, coordenador do projeto de policiamento comunitário no Estado receberam uma placa em alusão aos esforços para que a iniciativa fosse expandida em Passo Fundo.