Redução da violência doméstica no RS

O Rio Grande do Sul diminuiu os crimes contra as mulheres no primeiro semestre

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Rio Grande do Sul diminuiu os crimes contra as mulheres no primeiro semestre deste ano. A principal queda ocorreu no número de femicídios (mulheres mortas por violência doméstica), com redução de 32,7% - foram registrados 37 casos. No mesmo período do ano anterior, as ocorrências desse tipo somaram 55. Ao todo, quatro dos cinco índices avaliados tiveram diminuição. O balanço das ações de enfrentamento à violência contra as mulheres foi apresentado em coletiva de imprensa, na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP), com a presença da titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Ariane Leitão. Os dados foram levantados pelo Observatório da Violência contra a Mulher, vinculado à SSP.

As ocorrências que também tiveram queda são: estupros (-18%), lesões corporais (-5,3%) e ameaças (-3%). Ao avaliar o crescimento do femicídio tentado (18,1%) - único crime em relação à violência contra a mulher que teve alta nas estatísticas da SSP -, o secretário da Segurança Pública, Airton Michels, atribuiu a elevação dos casos à melhor tipificação desse tipo de crime, que deixou de ser contabilizado como lesão corporal. Michels reiterou a disposição do Governo do Estado em priorizar as políticas públicas voltadas à proteção das mulheres. "Conquistamos bons resultados. Tivemos redução, no primeiro semestre, de 13,5% (em média), em todos os crimes".

Michels destacou a articulação do Estado com os municípios e os investimentos realizados, como a criação da Patrulha Maria da Penha e a ampliação das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam). No total, o RS conta com 21 Patrulhas Maria da Penha em 15 cidades, além de 20 Deams.

 

Gostou? Compartilhe