Duas pessoas foram presas preventivamente na manhã desta sexta-feira (15), durante a operação ‘Sem Piedade’, realizada pela equipe da Delegacia Especializada em Homicídios e Desaparecidos (DEHD), sob o comando do delegado, Diogo Ferreira, e com o apoio da 1ª e 2ª Delegacias de Polícia e da Defrec. Leandro Flores dos Santos, 34 anos, conhecido como ‘Chico Sabiá’, foi detido ainda dentro do presídio, onde cumpre pena no regime semiaberto por diversos crimes, principalmente, roubos. Já o comparsa, conhecido como ‘Vagala’, de 33 anos, foi preso na rua Vergueiro, bairro Victor Issler, onde reside. A dupla foi indiciada pelo homicídio que ocorreu no dia 1º de agosto, a beira trilho, no bairro Victor Issler.
Segundo o chefe de investigações, Volmar Menegon, os acusados foram motivados a realizar o crime, por um furto que a vítima, Wladimir da Silva Conceição, de 28 anos, e outros dois companheiros, realizaram na casa da sogra de Chico Sabiá. “Como ele está em regime semiaberto, saiu do presídio e foi logo atrás dos usuários. Ele levantou os nomes e matou um deles, como forma de dar um recado aos demais”, explica. A motivação do crime foi, também, o que deu o nome a operação, já que, segundo os policiais, o recado foi dado sem qualquer piedade. Ambos foram conduzidos até a delegacia 1ª Delegacia de Polícia e, em seguida, recolhidos ao Presídio Regional de Passo Fundo.
Ficha criminal
Chico Sabiá tem um extensa ficha criminal, por roubos e furtos, receptação, tentativa de homicídio e tráfico de drogas. Em 2006, ele foi condenado a 56 anos em regime fechado, por inúmeros roubos que cometeu. Ele ainda tem outras condenações, que foram acumuladas, entretanto, já estava no regime semi aberto.
Relembre o homicídio
Pouco antes do meio-dia desta sexta-feira (1º), um homem de 28 anos foi encontrado morto dentro da casa onde morava, a beira trilho, no bairro Victor Issler. Wladimir da Silva Conceição, foi morto com, pelo menos, dois tiros na cabeça e costas. Ele estava debruçado sobre a cama, já sem vida, quando o sobrinho de 16 anos encontrou o corpo. Os vizinhos relataram que ouviram dois disparos de arma de fogo, por volta das 05h. A irmã da vítima, que mora na casa ao lado, mencionou que três homens correram em direção ao bairro Petrópolis, seguindo os trilhos, logo depois que os tiros foram disparados. O homem era usuário de drogas e morava sozinho, mas não tinha antecedentes criminais.