Pouco mais de um mês após o final da Copa do Mundo, o 3º Batalhão de Operações Especiais apresentou o equipamento trazido pelo efetivo que atuou no reforço do policiamento na Capital durante os jogos.
O material, que chegou a Passo Fundo na última semana, consiste em equipamentos de proteção individual, como capacetes, coletes balísticos, escudos, e protetores para as extremidades, além de artefatos para o controle de tumultos.Antes do deslocamento do efetivo para Porto Alegre, o 3° BOE recebeu novas viaturas. No retorno a Passo Fundo, mais cinco veículos foram concedidos pela Força Nacional.
De acordo com o tenente coronel Adair Zanotelli, comandante do 3º BOE os veículos recebidos da Força Nacional ainda estão sendo adaptados para serem empregados na rotina do Batalhão. “Estamos adaptando, pintando e adesivando os veículos. São viaturas muito boas, com acessórios diferenciados. Apesar das viaturas e todo o equipamento recebido, acredito que o maior legado da Copa tenha sido a instrução, os cursos realizados pelo nosso pessoal”, afirmou.
Ainda segundo Zanotelli, o treinamento e a experiência de trabalho em um evento da magnitude da Copa do Mundo certamente auxiliará os policiais no desempenho das atividades dos policiais da unidade. Dentre o material recebido pelo 3º BOE estão escudos balísticos, que podem ser utilizado em situações em que existam reféns e haja a necessidade de aproximação e negociação. “Quando há a necessidade de proteger o policial, ou o negociador, em ocorrências mais complicadas, recorremos a este tipo de material. Já tínhamos alguns, mas agora com os novos o trabalho ficará melhor. Estes materiais têm um desgaste natural então estes novos vieram em boa hora”, disse o comandante.
3º BOE apresenta o material recebido após a Copa
· 1 min de leitura