Policiais militares de Passo Fundo fizeram durante a manhã de sábado (1º), uma manifestação onde prestaram homenagem aos colegas mortos vítimas da violência. Os manifestantes concentrarm-se inicialmente no Parque da Gare e fizeram uma caminhada até a Catedral Nossa Senhora Aparecida.
Conforme os participantes, o objetivo é chamar a atenção da população para as dificuldades enfrentadas pelos policiais e os riscos aos quais são expostos nas atividades de policiamento. Além dos policiais, familiares também participaram do ato. Os manifestantes carregaram faixas, uma delas com os nomes dos policiais mortos nos últimos anos. Mobilizações semelhantes ocorreram simultaneamente em outros municípios do Estado.
Quando os manifestantes chegaram à frente da Catedral, fizeram um minuto de silêncio, e em seguida uma oração. Segundo José Luiz Zibetti, a manifestação cumpriu com o objetivo de fazer com que o policial não seja visto apenas como o servidor que leva segurança à comunidade, mas também como ser humano. "Isto serve também para que a sociedade veja o nosso trabalho e nos auxilie quando pleiteamos melhores salários e melhores condições de vida. O policial está sempre se doando, correndo risco, mas continuaremos lutando. Estamos felizes, o objetivo foi alcançado", disse.
A iniciativa da mobilização é dos policiais militares que trabalham nas ruas, no combate diário do crime e é um movimento que não tem frente de associações ou regimentos.