Dois criminosos considerados de alta periculosidade foram presos durante a tarde de sexta-feira (7) por agentes da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (DEFREC), coordenados pelo delegado Adroaldo Schenkel e pelo chefe de investigações Ivanir Roos. Eles haviam fugido do Presídio Estadual de Carazinho no último dia 29 de outubro depois de cavarem um túnel da cela em que estavam até a área externa da penitenciária e pulando o muro.
Junto com os dois homens recapturados também fugiram dois outros criminosos, que são irmãos, e permanecem foragidos. Conforme o delegado Schenkel, titular da DEFREC, a polícia passou a receber informações sobre criminosos que estariam se reunindo para organizar um grande roubo em Passo Fundo. “Estávamos trabalhando desde o início da semana sobre uma informação de que havia alguns foragidos arquitetando um grande roubo. Fomos levantando informações e identificamos a casa onde eles estariam escondidos, mas no começo da investigação ainda não sabíamos que eram os foragidos de Carazinho, tínhamos a ideia de que pudessem ser eles, já que as informações diziam que estes criminosos não eram de Passo Fundo”, explicou.
Um dos criminosos é Maiquel Rafael da Silva, de 30 anos, preso por tráfico de drogas, assalto e formação de quadrilha. Ele foi preso em 2007 em Ronda Alta acusado de participar de uma quadrilha especializada em roubos a ônibus que viajavam ao Paraguai. A condenação por tráfico de drogas aconteceu após ser flagrado coordenando o comércio de drogas dentro do Presídio Estadual de Carazinho.
O outro foragido é um homem de 31 anos, que estava preso preventivamente também tem envolvimento com assaltos. Ele é apontado como o autor de pelo menos três homicídios em Não-Me-Toque entre junho e agosto do ano passado. Após cometer os crimes, ele foi preso no bairro Jerônimo Coelho por agentes da DEFREC e permaneceu preso até a fuga.
A dupla foi localizada em uma residência na Rua Olavo Bilac, no bairro Petrópolis. Ao identificar o imóvel, os policiais cercaram a casa, porém os suspeitos perceberem a movimentação e tentaram fugir pelos fundos. Quando saíram, encontraram policiais portando armas longas posicionados também nos fundos da residência e acabaram entrando no imóvel novamente. Os policiais entraram na residência e localizaram os dois. O imóvel fora alugado recentemente e de acordo com o delegado, não havia sinal de que havia mais pessoas no local, que estava mobiliado apenas com uma geladeira, móveis de cozinha e colchões. Não foram encontradas armas, drogas ou telefones celulares com os foragidos. A partir de agora, a Polícia Civil continuará as investigações na tentativa de capturar os outros dois foragidos. Após a prisão, os dois foram encaminhados à DEFREC e posteriormente recolhidos ao Presídio Regional de Passo Fundo.