A nova sede da Delegacia Especializada em Homicídios e Desaparecidos (DEHD) foi inaugurada durante a tarde de quinta-feira (13). O novo prédio, localizado na Avenida Brasil, no bairro Petrópolis, apresenta estrutura semelhante ao da 1ª Delegacia de Polícia, onde a DEHD estava instalada provisoriamente desde que fora criada em 2013.
Segundo a delegada Daniela Oliveira Mineto, titular da DEHD, a mudança irá proporcionar uma melhoria na qualidade do atendimento das ocorrências que chegam à delegacia. “Vamos poder prestar um trabalho ainda melhor. Foi um ano de muita luta e trabalho para que pudéssemos abrir as portas da nossa sede. É um momento muito importante para nós. Estamos muito felizes”, afirmou.
A DEHD foi criada em 2013 a partir de um estudo da Secretaria de Segurança
Pública do Estado que apontou 11 municípios gaúchos que concentravam os maiores índices de homicídios, registrando um total de 65% dos crimes em todo o Rio Grande do Sul, dentre eles Passo Fundo. Inicialmente, em 2012 foi criada a Força Tarefa de Combate a Homicídios nestes municípios, que contavam com efetivo específico para este tipo de crime, o que até então não existia nos municípios do Interior. Após o desmembramento da Força Tarefa, foi criada a DEHD.
De acordo com Paulo Videla Ruschel, delegado regional da 6ª Região Policial, o desempenho da equipe da DEHD, que atingiu até o momento em 2014 mais de 90% de elucidação dos crimes de homicídio em Passo Fundo tem a melhorar ainda mais. “O prédio é adequado para o funcionamento de uma delegacia, é motivo de muita felicidade para todos nós. Os resultados vieram rapidamente, uma vez que, o índice de resolução dos crimes de homicídio em Passo Fundo era de cerca de 40%. Hoje, graças à esta mudança, de se estabelecer uma delegacia e agentes só para este crime, a cada dez homicídios, nove são esclarecidos, muitos em um prazo bem curto. Isto faz com que o inquérito chegue à Justiça no prazo adequado e com provas robustas, fazendo com que o processo tenha início e que haja a punição correta”, disse.
A nova delegacia, construída em parceria com um empresário que locou o prédio ao Estado, conta com recepção, gabinetes duplos para os agentes da investigação, cartórios, cela, e sala de reconhecimento. O atendimento já estará sendo realizado na nova sede a partir desta sexta-feira (14).
De casa nova
· 1 min de leitura