Depois de realizar uma caminhada em homenagem aos colegas mortos em serviço, os policiais militares do município realizaram uma nova mobilização. Desta vez o movimento ocorreu no Hemopasso. A ação voluntária, promovida por policiais de todos os esquadrões, sem vínculo com associações ou político, é uma forma de chamar atenção da comunidade e incentivar populares a doação de sangue.
Desde o primeiro manifesto, os servidores procuram mostrar para a sociedade que por trás da farda, existe um cidadão. “A população, as vezes, acaba se distanciando da categoria. Nós queremos ter o apoio da comunidade, porque fazemos parte dela. Afinal, o cidadão de bem está amparado por nós, ou seja, estamos do mesmo lado, do lado do bem, contra a criminalidade”, diz um policial que preferiu não se identificar.
A ação contou com aproximadamente 50 policiais militares durante o turno da manhã. Além deles, outras pessoas estiveram no hemocentro, incentivados pela iniciativa. “Nós vamos continuar com as mobilizações e, inclusive, já estamos programando a próxima”, afirma. Conforme os servidores, atitudes pacíficas, como a que ocorreu nesta sexta-feira, além contribuir com pacientes que necessitam de doações, podem contribuir para aproximar a população da Brigada Militar. “A aproximação é um ganho de todos, enquanto sociedade”, acrescenta.
Mais doadores
Antes da sexta-feira, houve um agendamento junto ao Hemopasso, de modo que todos os doadores pudessem ser atendidos. Conforme a coordenadora de captação, Alexandra Mazzoca, quando grupos se programam para doar em um único dia, é importante realizar o agendamento. “Na próxima semana, inclusive, estaremos mudando o horário de atendimento, então é fundamental o agendamento, para que consigamos ter o controle de doadores e atender a todos da melhor maneira possível”, diz.
Para Alexandra, a ação dos policiais é um exemplo para empresas e comunidade em geral, e serve, realmente, como incentivo. “Afinal, esse é o objetivo: ter doadores voluntários e sempre”, diz. A coordenadora explica que é necessário ter um estoque, pois a bolsa de sangue deve estar disponível para o paciente quando o mesmo necessita. “Manter as doações voluntárias e regulares, para nós, é super importante”, salienta.
Novo horário de atendimento
Na próxima segunda-feira (17), o Hemopasso passa atender das 8h às 13h30, devido ao quadro funcional que está reduzido. “Nós vamos reunir todo nosso quadro funcional em um mesmo turno de trabalho”, diz. A partir do mês de dezembro, o hemocentro regional deve atender também nos sábados, durante a manhã, devido a uma reivindicação da comunidade.
PMs realizam nova mobilização
· 1 min de leitura