Durante uma revista estrutural realizada por agentes penitenciários, na última segunda-feira (1o), foi descoberto mais um túnel no Presídio Regional de Passo Fundo. A escavação iniciava na cela 4, na galeria B, e tinha aproximadamente um metro e meio de profundidade por um metro de diâmetro.
De acordo com o diretor da casa prisional, Mario Assumpção, a equipe da inteligência desconfiava da escavação, há alguns dias, mas ainda não haviam descoberto o local exato. “Com auxílio de agentes penitenciários de plantão, foi localizado o túnel em um cela onde estavam 15 detentos”, diz.
Os apenados foram retirados do local e distribuídos em outras celas. “Conseguimos fechar o túnel somente hoje – ontem – quando adquirimos todo o cimento necessário, de doações da comunidade”, explica. Durante o tempo de espera, a cela ficou isolada. “Assim que o cimento secar, os homens retornam ao local”, completa.
Os presos usaram os ferros que tiraram da janela da própria cela para escavar. Conforme Assumpção, foi instaurado inquérito administrativo disciplinar, em que os 15 alojados devem responder. Dos 15, dois assumiram a autoria e devem responder, também, criminalmente, por dano ao patrimônio público.