Com um anúncio de página inteira nos jornais de Porto Alegre, o Detran/RS e seus parceiros da Operação Viagem Segura iniciaram uma megacampanha para mudar a tradição nas estradas nas festas de final de ano. Nos últimos sete anos, os feriados de Natal registraram uma média de 7,2 mortes por dia no trânsito, e os feriados de Ano Novo, 5 mortes por dia.
Além do anúncio de jornal, que traz um gráfico em forma de árvore de Natal, simbolizando o pico de mortes nos feriados, a campanha de final de ano da Viagem Segura estará, de 18 a 31 de dezembro, em TV, rádio, cinemas, busdoors, outdoors e monitores de TV em ônibus e trens.
Neste período, serão veiculados os cinco filmes produzidos para a Viagem Segura em 2014, que recriam cenas de acidentes, enfocando os cinco fatores que mais interferem na segurança: velocidade, ultrapassagem, cinto de segurança, distância entre veículos e iluminação. O filme sobre velocidade, produzido em 3D, estará nos cinemas.
Nos outdoors e busdoors da Capital e Região Metropolitana, a estratégia foi diferente. Detran e agência inspiraram-se nas declarações de amor e pedidos de casamento públicos. “A ideia é sensibilizar o motorista com uma mensagem mais pessoal, como se fosse uma pessoa querida pedindo para ele tomar cuidado. Não é o Detran/RS dizendo para ele dirigir devagar, usar o cinto, manter a distância segura do carro da frente. É um amigo, um familiar, o namorado ou namorada.”, explica o diretor-geral adjunto, Denilson da Silva.