Três presos não retornam da saída temporária

Presos do regime aberto e semiaberto tem direito ao benefício

Por
· 1 min de leitura
Apenados devem retornar ao presídio no dia 1º de janeiroApenados devem retornar ao presídio no dia 1º de janeiro
Apenados devem retornar ao presídio no dia 1º de janeiro
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Dos 229 apenados do regime aberto e semiaberto que deixaram o Presídio Regional de Passo Fundo, na saída temporária do natal, no dia 24 de dezembro, apenas três deles não retornaram no domingo, passando à condição de foragido da Justiça. Na manhã de ontem, o grupo beneficiado pela lei deixou novamente o presídio para passar as festas de final de ano com a família. O retorno está marcado para o dia 1ª de janeiro.

Indulto de natal
O indulto de natal é um decreto assinado pela Presidência da República, normalmente próximo do Natal, daí o nome. São regras estabelecidas pelo Governo Federal que permitem o perdão da pena, ou seja, os presos que se enquadrarem nos requisitos determinados, serão postos em liberdade e a pena é extinta. Os presos beneficiados pelo Indulto devem ter cumprido grande parte da pena. No mesmo decreto também são contempladas as regras da comutação da pena, que reduz o tempo a cumprir, e isto poderá levar, inclusive, a progressão de regime. São presos que não terão indulto, mas que, pelas regras, poderão diminuir o tempo de pena. 

Saída Temporária
A saída temporária, prevista na Lei de Execuções Penais (LEP), permite a saída de 35 dias por ano aos detentos de regimes semiaberto e aberto. No Rio Grande do Sul ficou estabelecido que estas saídas sejam ‘diluídas’ durante todo o ano, portanto, cada casa prisional estabelece um calendário que prevê saídas de poucos dias a cada mês até que se cumpra o total previsto em lei. Há estados do Brasil onde as saídas só ocorrem em datas festivas, como Páscoa, Natal, Dia das Mães, etc. No RS o entendimento é de que, da forma como é feita, evita-se a saída de muitos presos numa mesma data. 
 
Saídas Temporárias 2013 no RS

Durante Natal - 3.002
Ano Novo - 2.541
Não retornaram nas duas datas - 73
 
Indulto de Natal 2013 (perdão total) : 556
Comutação (perdão parcial) : 991

 

Gostou? Compartilhe