No início da madrugada desta segunda-feira (16), duas agências bancárias instaladas no município de Vale Verde/RS, foram atacadas por uma quadrilha, com artefatos explosivos. Antes de investirem contra as agências, os marginais renderam uma família e fizeram três pessoas de reféns.
Segundo informações da polícia, um veículo VW/Cross Fox de cor vermelha estacionou ao lado da primeira agência e quatro homens encapuzados e portando armas longas, provavelmente fuzis, desembarcaram e renderam moradores de uma casa ao lado da agência.
O grupo criminoso utilizou artefatos explosivos para abrir os caixas eletrônicos da agência, onde roubaram o dinheiro. Não satisfeitos com o valor obtido, os marginais se dirigiram para outro banco e instalaram os explosivos. A ação, entretanto, estava sendo acompanhada pela empresa responsável pela vigilância e videomonitoramento do banco, a qual acionou imediatamente a Brigada Militar, o que frustrou a explosão.
A Brigada Militar de Santa Cruz do Sul, 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM), foi acionado, e o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo lançou efetivo de toda a região ao terreno, imediatamente. O Pelotão de Operações Especiais (POE), e todo efetivo de cidades vizinhas realizaram buscas, mas até o fechamento desta edição, ninguém havia sido preso. O Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) utilizou um robô para desarmar a dinamite, que não explodiu os caixas eletrônicos. A equipe do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Porto Alegre, realizaram os levantamentos.
A Brigada Militar continua nas buscas a quadrilha, e solicita que a comunidade repasse toda e qualquer informação que possa ajudar nas buscas e consequente prisão do bando.