Confronto deixa um índio morto e nove feridos

Cacique Doble: Motivo da briga foi a disputa de poder entre grupos rivais

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um índio morreu e outros nove ficaram feridos em um tiroteio ocorrido na madrugada de ontem, na reserva Passo Grande do Forquilha, interior do município de Cacique Doble. O confronto foi motivado pela disputa de poder entre grupos rivais. Atingindo por disparos, o jovem Jonas da Silva, 25 anos, morreu no local. Três suspeitos já foram detidos pela Polícia Federal.

Os feridos foram socorridos e levados para hospitais da região. Cinco deles ainda permaneciam internados. Entre os casos considerados graves estão um adolescente de 11 anos, baleado na cabeça e Roberto Machado dos Santos, 35, atingido na nuca. Ambos atendidos na emergência do Hospital São Vicente de Paulo. Já o estado de saúde de Oseias da Silva, 52 anos, era considerado instável. Com uma bala alojada na cabeça, ele seria submetido a uma cirurgia ainda ontem, no Hospital da Cidade. O cacique Leonir Franco segue internado no hospital Beneficente São José, em Sananduva, e seu quadro era estável. A quinta vítima, atingida na boca, foi levada para o hospital de São José do Ouro.

De acordo com a Polícia Civil de Cacique Doble, o confronto ocorreu com o retorno de um grupo, liderado por Jonas da Silva, que há cerca de 20 dias havia sido expulso do acampamento. Eles foram até a casa do cacique, onde teria iniciado o tiroteio. Durante o levantamento no local, os peritos recolheram grande quantidade de cartuchos, a maioria de espingarda calibre 12. O autor da morte do jovem ainda não havia sido identificado.

A Polícia Federal iniciou as investigações e conseguiu deter ontem à tarde, três dos sete integrantes do grupo que invadiu a reserva na madrugada de sexta. As buscas continuam na região.

Segunda morte na região
A morte do jovem Jonas da Silva foi a segunda ocorrida em menos de um mês envolvendo conflitos entre indígenas na região norte do estado. No dia 20 de fevereiro, um confronto às margens da RS 135, na reserva de Ventarra, em Erebango, causou a morte de Lauriton Manoel Antônio, 37 anos. Dois veículos foram totalmente destruídos durante a briga.

Gostou? Compartilhe