Detentos quebram parede e pulam o muro

Antes da fuga, agentes penitenciários descobriram a escavação de um túnel e interromperam a atividade dos apenados

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Dois detentos do regime fechado do Presídio Regional de Passo Fundo fugiram durante a madrugada de quinta-feira (19), após abrirem um buraco na parede da cela onde estavam instalados, na galeria C, e pularem o muro de aproximadamente seis metros de altura. Poucas horas antes, um túnel de cerca de 10 metros de extensão e 1,80 metros de altura, foi encontrado sob a cela 7 da galeria B, onde estão alojados 10 presos.

Segundo Diego Fraga dos Santos, que responde interinamente pelo presídio, outras duas demarcações foram encontradas na noite desta quarta-feira, em outras duas celas, locais onde, provavelmente, iniciariam novas escavações. “Os dois foragidos, provavelmente tinham planos de fugir pelo túnel. Como interrompemos a atividade, eles encontraram outra forma”, diz.

A dupla, que dividia a cela com outros seis detentos, foi rápida na ação, segundo Fraga. “O buraco era pequeno e acredito que tenha sido aberto com auxílio dos demais – que foram ouvidos durante a tarde de ontem. A parede dava acesso ao muro dos fundos, onde pularam com o provável auxílio de uma corda”, explica.

O policial militar que estava na guarita percebeu a fuga somente quando os dois apenados já estavam na rua. “O alarme foi acionado, mas foi tudo muito rápido. Não deu tempo para impedir ou deter os fugitivos”, declara. Diego Moraes Maciel e Gilberto Garcez fugiram por volta das 4h40 e continuavam foragidos até o fechamento desta edição.

Já durante a tarde, o buraco aberto com auxílio de colheres, pedaços de ferro e facas, foi fechado. Parte do material utilizado para fechar o túnel, pertencia a casa prisional, o restante foi doado pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Obras. Conforme Fraga, faltava aproximadamente 20 metros para que o túnel atingisse a parte externa da casa prisional. “O buraco ia dar embaixo da guarita policial”, comenta. Entre o final de 2012 e última quinta-feira, oito túneis foram abertos sob o Presídio Regional de Passo Fundo. 

Número elevado

Embora a rotatividade na penitenciária seja grande, o efetivo carcerário dobra o número de vagas no regime fechado. Nesta quinta-feira, eram 673 detentos alojados nas galerias A, B e C. Desses, 635 eram homens e 38 mulheres. O número de vagas do Presídio Regional de Passo Fundo, entretanto, se limita a 307.

Foragidos: 

Diego Moraes Maciel, “Paludinho”.

Idade: 23 anos

Antecedentes criminais: roubos

Condenação: 37 anos e seis meses

 

Gilberto Garcez.

Idade: 31 anos

Antecedentes criminais: tentativa de homicídio e receptação

Condenação: 5 anos e 10 meses

Gostou? Compartilhe