Uma gangue conhecida por realizar arrastões e agredir gravemente integrantes de outros grupos, foi presa durante a “Operação Bafão”, desencadeada na manhã desta sexta-feira, por agentes da Delegacia Especializada em Homicídios e Desaparecidos (DEHD), sob a coordenação da delegada titular, Daniela de Oliveira Mineto, e com apoio de policiais da Defrec.
O grupo criminoso que se autodenomina “Gangue Piás da Santa Marta”, foram investigados por, pelo menos, duas tentativas de homicídio, que ocorreram entre o final do ano passado e o início deste ano. Eles também são suspeitos de realizar furtos.
Segundo o chefe de investigações, Volmar Menegon, dos sete suspeitos, seis foram presos preventivamente. “Nós encontramos cinco deles durante o cumprimento dos mandados. Já o sexto indivíduo se apresentou na delegacia, no final da manhã”, diz. Os integrantes da gangue, que foi identificada depois de agredir gravemente duas pessoas, são maiores de idade. Apenas dois tem menos de 20 anos.
Menegon explica que os “Piás” se dirigiam para as casas noturnas onde se deparavam com rivais e outros grupos e iniciavam as brigas. “Eles saíam mesmo pra fazer arruaça. Iniciavam as brigas contra outras pessoas e, se um dos rivais fraquejassem, eles o agrediam quase até a morte”, explica. De acordo com o chefe de investigação, em ambos os casos, as vítimas ficaram gravemente feridas de modo que ambos os crimes foram registrados como tentativa de homicídio.
O nome da operação partiu da localização onde os casos foram registrados, em frente a casa noturna conhecida como Bafão. “As investigações continuam, em relação a outros envolvidos e demais grupos, mas não temos o conhecimento de outros fatos similares envolvendo gangues diferentes”, conclui. Os homens, após prestar esclarecimentos na delegacia, foram recolhidos ao Presídio Regional de Passo Fundo.
Os casos
15/11/2014 - O primeiro delito ocorreu no dia 15 de novembro do ano anterior, quando um jovem foi agredido em frente ao conhecido Bafão, localizado na esquina da Avenida Sete de Setembro com a Rua General Osório, no centro. Na ocasião, a vítima foi agredida gravemente até desmaiar. O homem foi encontrado na rua, por populares, e socorrido ao hospital.
30/01/2015 - Já o segundo registro ocorreu na madrugada do dia 30 de janeiro deste ano, no mesmo endereço. A vítima, um homem de 20 anos, foi esfaqueado e atingido por pedras na cabeça.