Dois homens de 32 e 38 anos foram presos temporariamente na manhã desta sexta-feira (10), no bairro Menino Deus, suspeitos de aplicar o golpe do Conto do Bilhete em uma idosa, no município de Uruguaiana/RS, há cerca de 560 km de Passo Fundo. Os irmãos, que já tem antecedentes policiais pelo crime de estelionato, foram detidos pela equipe da 2ª Delegacia de Polícia, com apoio da DPCA, e sob a coordenação do delegado titular, Claudio Belcamino.
Segundo o chefe de investigações da 2ª DP, Luiz Castaldi, a prisão foi decretada pela 1a Vara Criminal de Uruguaina, depois que ambos foram reconhecidos, por meio de fotos, pela idosa que foi vítima do golpe do bilhete premiado. Os mandados de prisão foram cumpridos na Avenida João Catapan e na Perimetral Sul, Menino Deus, onde moram os suspeitos.
Os dois negaram a autoria e, inclusive, alegaram nunca terem ido para o lugar onde ocorreu o crime. Eles foram recolhidos ao Presídio Regional de Passo Fundo. “Uma equipe da Policia Civil de lá, deve vir buscá-los dentro desses cinco dias de prisão temporária, para que sejam submetidos ao reconhecimento mais uma vez. Depois, creio eu, o delegado de Uruguaiana deve representar pela preventiva dos dois”, diz.
Golpe
O golpe foi registrado como roubo a pedestre, mas sua descrição, conforme Castaldi, deve enquadrar o crime como estelionato. Na data, a idosa caminhava em direção a uma agência bancária, com mais de R$ 5 mil em dinheiro, afim de efetivar um depósito. Ela foi abordada por um homem pilchado, que disse morar em uma cidade vizinha. O golpista contou ter em mãos um bilhete premiado e pediu ajuda. Ela negou. Outro homem, se aproximou dizendo ser arquiteto e insistiu para que a vítima auxiliasse o homem, afim de trocar o bilhete. Ela negou novamente e relatou à policia ter sido obrigada a embarcar em um veículo de cor preta e entregar o dinheiro e as joias que tinha. Depois, desembarcou do automóvel, que arrancou rapidamente.