Uma ação audaciosa e covarde, tirou a vida de um empresário na noite da última quarta-feira (29), durante uma tentativa de assalto. Frederico Guilhermo Von Furth, 46 anos, foi baleado na cabeça enquanto o filho, de apenas 7 anos, testemunhava o crime. Os marginais, que tinham intenção de roubar o dinheiro do empresário, fugiram em um Fiat Brava de cor preta, em direção à Perimetral Leste. O condutor do veículo em fuga, foi preso logo em seguida, pelo POE, e denunciou os comparsas.
O filho da vítima, embora muito novo, deve ser ouvido na 1a Delegacia de Polícia, na próxima semana, se estiver em condições de relatar o que assistiu. “Qualquer mínimo detalhe, pode acrescentar no nosso trabalho.”, diz o delegado titular, Diogo Ferreira. A mulher de Von Furth e testemunhas, também devem prestar depoimento, antes da conclusão do inquérito.
Em exceção do motorista do carro, os outros dois envolvidos tem antecedentes criminais por roubos variados. Esses, inclusive, deveriam estar cumprindo pena por assaltos cometidos anteriormente, no regime semi aberto do presídio. Dos três, dois foram presos em flagrante pelo crime de latrocínio – roubo seguido de morte. O terceiro continua foragido.
“Ale”, como é conhecido, de 27 anos, foi capturado na rua Albertina Rosado, Vila Operária, depois que o irmão, já detido na delegacia, lhe denunciou. Ele confessou ter participado do crime e confirmou a identificação do terceiro envolvido, autor do disparo. A dupla que surpreendeu a vítima, também é suspeita de cometer outros roubos na cidade e já vinha sendo investigada pela Policia Civil.
O fato
Von Furth desembarcou do veículo VW/Golf de cor preta e placas de Passo Fundo, na rua Francisco Alves, Vila Rodrigues, em frente da empresa que era proprietário. Ele foi surpreendido por dois homens, um deles armado. Assustado com a ação, reagiu, no intuito de proteger a criança, e foi atingido com um tiro na cabeça.
Os marginais, que tiveram o assalto frustrado pela atitude inconscequente, fugiram em seguida, no automóvel Brava de cor preta, onde um terceiro indivíduo lhes aguardava. Enquanto a vítima era socorrida, a Brigada Militar iniciou as buscas.
Uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais da Brigada Militar (POE), retornava de Palmeira das Missões, onde participava de uma audiência, quando foi informada via rádio, sobre o fato. Os policiais iniciaram as buscas na ERS-324 e viram o veículo próximo ao trevo que dá acesso ao bairro Nenê Graeff. O homem foi abordado, bastante nervoso e informou que morava na São Luiz Gonzaga.
Quando questionado sobre o paradeiro, alegou que se dirigia à Vila Luíza, para visitar a mãe. Com todas contradições, os policiais iniciaram a revista no veículo e encontraram os moletons escuros, anteriormente descritos pelos testemunhas. Já na delegacia, confirmou o envolvimento.
A vítima
Frederico Gilhermo Von Furth, era argentino, mas naturalizado brasileiro. Ele residia há 15 anos em Passo Fundo e era proprietário de uma empresa de sistemas de informação. O Consulado argentino entrou em contato com a polícia nesta quinta-feira.
Foragido
Leandro Xavier Ramos, conhecido como “Tuiuiú”, está sendo procurado pela polícia, pelo crime de latrocínio. O foragido, que já estava nesta condição desde o último dia 05, é considerado um criminoso de alta periculosidade. O juíz Orlando Faccini Neto expediu a prisão preventiva do marginal. Qualquer informação pode ser passada para a policia pelos telefones 190 ou 8417-8467, em qualquer horário.