Estudo para ampliação da velocidade em rodovias em fase de conclusão

Aumento de limite é tratado entre o DNIT e PRF no Estado

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Intenção é aumentar a velocidade máxima de 80 para 110 km/h em rodovias duplicadas e para 100 km/h onde houver pista simplesIntenção é aumentar a velocidade máxima de 80 para 110 km/h em rodovias duplicadas e para 100 km/h onde houver pista simples
Intenção é aumentar a velocidade máxima de 80 para 110 km/h em rodovias duplicadas e para 100 km/h onde houver pista simples
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O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou na sexta-feira que estudos estão sendo finalizados para a ampliação do limite de velocidade em rodovias federais, onde houver condições adequadas de pista. Ainda não há data para conclusão.

O órgão informou, por meio de assessoria, que a intenção é aumentar a velocidade máxima de 80 para 110 km/h em rodovias duplicadas e para 100 km/h onde houver pista simples. Atualmente há cerca de 4,8 mil quilômetros de pista não duplicados e em torno de 300 quilômetros em pista duplicada sob a responsabilidade do DNIT no Rio Grande do Sul.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal, três estradas no Estado já possuem limites maiores para tráfego – as BR 448 e 101, onde é possível trafegar a até 100 km/h, e a freeway (que está sob a responsabilidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres, a ANTT, e não do DNIT), cujo limite é 110 km/h para veículos de passeio.

O chefe de Comunicação Social da PRF, Alessandro Castro, lembra que reuniões para avaliar o assunto vêm sendo feitas desde novembro entre a PRF e o DNIT. Ele diz que a ampliação do limite exigirá cada vez mais a conscientização dos motoristas e por isso a PRF vem investindo em educação para o trânsito seguro. Segundo ele, houve estudos técnicos da PRF e DNIT que consideraram seguros os trechos federais. Castro comenta ainda que as estradas e os veículos, com itens de segurança, já comportam esse aumento de velocidade.

O Departamento Nacional não detalhou obras e mudanças na sinalização de trânsito que deverão ser necessárias para a alteração dos limites. A expectativa é que sejam definidos na fase de elaboração dos projetos, depois da conclusão dos estudos. A sinalização terá de levar em conta as condições gerais e geometria das pistas, elevação de curvas e outros dados técnicos.

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