Com a pretensão de desenvolver a mesma filosofia de integração entre Brigada Militar, comunidade e demais órgãos da segurança pública, já utilizada enquanto estava à frente do 3º RPMon, o Tenente Coronel Fernando Carlos Bicca, assume o Comando Regional de Polícia Ostensivo do Planalto.
A solenidade de troca de comando ocorreu na tarde de ontem (12) no quartel do 3º RPMon e contou com a presença de oficiais da Brigada Militar, autoridades locais, além das tropas de policiamento. “É um momento muito importante para a minha carreira. Terei o privilégio de comandar 83 municípios e peço a Deus que nos ajude nessa empreitada, que sabidamente não é fácil”, declara Bicca. Em relação ao trabalho, que será ampliado na mesma proporção que o número de municípios atendidos, o comandante diz já conhecer a realidade, as dificuldades e as potencialidades, tanto da área como das pessoas envolvidas nas tarefas que lhe dizem respeito. “Tenho certeza que contarei com os apoios necessários para desenvolver um bom trabalho”, afirma.
Já a respeito do baixo efetivo na região, o tenente coronel garante reunir esforços para manter o atendimento da sociedade. “Enfrentamos carência de efetivo e isso não é novo, mas temos pessoas com as quais podemos trabalhar e trabalharemos. Não deixaremos de dar a resposta devida à comunidade nos baseando na falta de efetivo. Isto com certeza não ocorrerá”, pontua.
Despedida
Há dois anos e meio a frente do 3º RPMon, Bicca menciona que raros foram os comandantes que aguentaram tanto tempo à frente deste comando. “Isto devido as dificuldades que a missão impõe e as nossas próprias dificuldades individuais, além de outras situações”, diz.
O comandante se despede do regimento se dizendo satisfeito com a caminhada. “Para mim foi uma experiência maravilhosa. Eu aprendi muito com quem eu trabalhei, com a nossa comunidade e procurei, com as minhas limitações, dar as respostas que eu podia à comunidade”, finaliza.
Futuro do 3º RPMon
Temporariamente, o comando do 3º Regimento de Policia Montada fica sob responsabilidade do Major Eriberto Branco, que serviu à corporação como subcomandante, suplente de Bicca. “Ele está extremamente alinhado com a minha filosofia de trabalho e deve continuar a desenvolvê-la enquanto não for designado um comandante titular”, argumenta.
O tenente coronel afirmou ter absoluta confiança no trabalho do major Eriberto e acredita que logo irão encontrar um novo comandante para corresponder às expectativas da região atendida. “Talvez uma pessoa que possa dar as respostas que eu, nesse longo tempo de permanência, não tenha conseguido dar a comunidade”, conclui.
Departamento de Ensino da Brigada Militar
O Coronel Jorge Petersen deixou o posto para assumir o comando do Departamento de Ensino da Brigada Militar, em Porto Alegre, onde recebe o cargo no próximo dia 18. “É para mim uma importante missão de chefiar a parte de treinamento e formação do nosso servidor, que é de suma importância ao que tange ao atendimento das ocorrências e ao atendimento à nossa legislação”, comenta.
Para o coronel é uma realização pessoal, mas também é uma conquista para a região, pois é uma maneira de aumentar o círculo de amizades e área de ação. “Acredito que este trabalho é muito importante porque atuamos na formação do nosso cidadão. O nosso brigadiano bem formado reflete numa comunidade feliz e contente”, completa.