DEHD elucida mais de 80% dos homicídios

Apenas um crime desse tipo ainda não foi solucionado neste ano no município

Por
· 1 min de leitura
Cena comum na DEHD: homem é preso após investigação da delegaciaCena comum na DEHD: homem é preso após investigação da delegacia
Cena comum na DEHD: homem é preso após investigação da delegacia
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

Apenas um homicídio ainda não foi elucidado em Passo Fundo neste ano, segundo informações da Delegacia Especializada em Homicídios e Desaparecidos. A DEHD registrou 15 crimes desse genêro em 2015. Segundo o chefe de investigações, Volmar Menegon, o índice tem a ver com a forma de condução. “Nosso foco é esse: pensamos 24 horas em elucidar o crime”, afirma.

A DEHD foi criada no final de 2013. Antes, a responsabilidade pelas investigações dos homicídios em Passo Fundo ficava a cargo das 1ª e 2ª Delegacias de Polícia Civil, dependendo de onde ocorria o crime. Hoje, quando é registrado o homicídio, a DEHD inicia o trabalho. “Procuramos trazer as questões à tona tão logo aconteça. Não ficamos um mês para começar a investigar, é tudo instantâneo. No calor da hora a gente consegue mais coisas”, pontua. Em 2014, segundo Menegon, o índice de elucidação também chegou próximo aos 80%.

Sob investigação
O único homicídio ainda não elucidado é o primeiro ocorrido neste ano, quando o corpo de Mário Ricardo dos Santos Duarte, de 34 anos, foi encontrado em um mato, às margens da ERS 153, na saída de Passo Fundo para Ernestina. A delegacia ainda investiga o caso. Há ainda outro homicídio que a delegacia busca provas, mas que está praticamente solucionado.

No Estado
A taxa se mantém quando no Rio Grande do Sul. Na quinta-feira (16), a Polícia Civil divulgou um balanço sobre o trabalho nos seis primeiros meses do ano. A instituição remeteu 158.050 procedimentos policiais ao judiciário com elucidação, o que significa que foram mais de 15 mil procedimentos comparados com o mesmo período de 2014. Foram realizadas no primeiro semestre deste ano 3.070 prisões, apreendidas 4.232 armas e mais de 4,5 toneladas de drogas. O índice de elucidação de homicídios atingiu a marca de 80% em todo o Estado.


Gostou? Compartilhe