Segurança e Educação unidos contra a violência

Grupo Brigada em Cena apresentou espetáculo para alunos de três escolas que participam do projeto Ensino e Segurança: Paz na Escola

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

Com uma proposta de aproximar-se e conquistar a confiança da comunidade, o Núcleo de Policiamento Comunitário da Brigada Militar atua, também, junto às escolas. Desde abril deste ano, quando o NPC do bairro São José e a Escola Eloy Pinheiro Machado, no bairro Leonardo Ilha, firmaram uma parceria, um projeto de prevenção à violência escolar passou a ser desenvolvido.

Todo um planejamento foi elaborado em conjunto, pelos policiais e professores, que resultou em um cronograma de atividades para todo o ano, em especial, para a Semana do Estudante. Durante o dia desta quarta-feira (12), alunos de todas as idades, desde as séries iniciais até o ensino médio, das três escolas que participam do projeto, assistiram a peça “Ação e Reação”, apresentado pelo Grupo Brigada em Cena.

Segundo o sargento Jeferson Pinto, que faz parte do grupo que já tem seis anos de existência, a apresentação fala sobre o preconceito do policial em relação ao jovem e do jovem em relação ao policial. “É aquela questão do policial que olha para o morador de determinado bairro, que se veste diferente, já com preconceito. Ou, também, do jovem que acha que o policial é um inimigo. Esse preconceito gratuito, que procuramos desmistificar”, explica.

Ainda, conforme o sargento, dentro dos 25 minutos de duração da peça, são trabalhadas questões como bullying e drogas. A atividade, que ocorreu em dois turnos – manhã e tarde – para atender a todos os alunos das escolas Benoni Rosado, Eloi Pinheiro Machado e Prestes Guimarães, superou a expectativa do público.

Segundo a diretora da escola onde o projeto começou, Marinilza de Farias Santos, embora a semana tenha contado com diversas atividades diferentes, o grupo teatral surpreendeu. “Eu tinha apenas como uma apresentação artística e cultural, mas foi muito mais que isso”, afirma. A diretora comenta que durante a apresentação houve um repasse de conhecimento dentro da realidade que a comunidade conhece. “Se tornou uma aprendizagem significativa, com muitas  informações e orientações, de uma forma lúdica, divertida, com muito riso e muita descontração, que veio a fechar com as atividades e a proposta do nosso projeto”, completa.

Nesta quinta-feira, os alunos das três escolas ainda participam de um passeio ciclístico, com saída em frente a escola Prestes Guimarães. Policiais da Bike Patrulha e da Rocam também devem participar da atividade, que inicia as 9h30 e que deve terminar as 11h.

 

 

 

 

Gostou? Compartilhe